CCJ do Senado aprova recondução de Augusto Aras à PGR por 21 a 6

Para ficar mais dois anos à frente do Ministério Público, Aras ainda precisa ter o nome aprovado pelo plenário principal do Senado

Augusto Aras | Jorge William / Agência O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta terça-feira (24), por 21 votos a 6, além de uma abstenção, a recondução de Augusto Aras para o cargo de procurador-geral da República.

Para ficar mais dois anos à frente do Ministério Público, Aras ainda precisa ter o nome aprovado pelo plenário principal do Senado. A votação é secreta e o indicado precisa de, pelo menos, 41 votos favoráveis, para ser reconduzido.

Aras foi indicado para a PGR pela primeira vez em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, o nome dele não figurou entre os três mais votados da lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

CCJ do Senado aprova novo mandato para Aras 

Em julho deste ano, o presidente Jair Bolsonaro indicou Aras para um novo mandato à frente do Ministério Público Federal. Mais uma vez, a lista tríplice da ANPR foi ignorada por Bolsonaro.

De acordo com a Constituição, cabe ao Senado sabatinar e votar os indicados para a chefia do Ministério Público.

A sabatina de Aras durou cerca de seis horas. Aos senadores, o procurador disse não ter alinhamento ao presidente Jair Bolsonaro, fez críticas indiretas ao antecessor no cargo, o ex-procurador-geral Rodrigo Janot; afirmou não criminalizar a política; criticou também vazamentos, a força-tarefa da Lava Jato e a espetacularização de inquéritos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES