CCJ do Senado vai votar reforma tributária nesta terça-feira, dia 7

A reunião da CCJ está agendada para as 9h no Plenário 3 da ala senador Alexandre Costa, no Anexo II do Senado.

Senadores Eduardo Braga, Davi Alcolumbre e Omar Aziz | Roque de Sá/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado está programada para debater e votar a reforma tributária (PEC 45/2019) nesta terça-feira, 7 de novembro. A expectativa é que o relatório do senador Eduardo Braga (MDB-AM) seja aprovado e encaminhado ao Plenário para análise na quarta-feira, 8 de novembro, conforme já está agendado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A reunião da CCJ está agendada para as 9h no Plenário 3 da ala senador Alexandre Costa, no Anexo II do Senado.

A CCJ irá analisar as três Propostas de Emendas à Constituição (PEC) relacionadas ao tema que tramitam em conjunto. O senador Braga propõe um texto alternativo (substitutivo) à PEC 45/2019 aprovada pela Câmara dos Deputados e a rejeição da PEC 46/2022, apresentada inicialmente pelo senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), e da PEC 110/2019, do senador Davi Alcolumbre (União-AP).

O relator expressou otimismo nas redes sociais, destacando que o manifesto a favor da Reforma Tributária assinado por 72 economistas, ex-ministros e investidores reforça sua convicção de que a PEC será aprovada.

A reforma tem como objetivo simplificar o sistema tributário, consolidando cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) em três: Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo (IS). Cada um desses novos tributos terá um período de transição. A CBS e o IBS, que incidem sobre o consumo, são tipos de Imposto sobre Valor Agregado (IVA)visando evitar múltiplas cobranças sobre impostos já pagos.

Os impostos do tipo IVA são amplamente utilizados em todo o mundo, desde a década de 1960, de acordo com um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que inclui as economias mais avançadas e alguns países emergentes, como a Coreia do Sul, o Chile, o México e a Turquia.

O substitutivo de Braga prevê a redução da CBS e do Imposto Seletivo em 2030, se suas receitas em 2027 e 2028 forem superiores à média da arrecadação de PIS/Pasep, Cofins e IPI entre 2012 e 2021. Em 2035, haverá outra revisão, com a possibilidade de redução dos tributos criados se a receita entre 2029 e 2033 for maior do que a média da arrecadação dos impostos extintos entre 2012 e 2021.

Base está mobilizada para aprovar relatório

A reforma tributária conta com o apoio do governo, que tem o economista Bernard Appy como um de seus principais formuladores, atuando como secretário extraordinário no âmbito do Ministério da Fazenda. O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que a base está mobilizada para aprovar o relatório de Eduardo Braga nesta semana.

Para ser aprovada, uma PEC depende do apoio de 3/5 dos membros de cada Casa do Congresso, em dois turnos de votação. No Senado, são necessários pelo menos 49 votos favoráveis. O texto deve ser aprovado de forma idêntica pela Câmara dos Deputados para ser efetivado. Como Braga apresentou um substitutivo, o texto passará por uma nova análise na Câmara dos Deputados. Apesar da expectativa de aprovação na CCJ, a proposta gera divisões de opinião.

A oposição, representada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), expressou preocupações com a estimativa de um aumento na alíquota do IVA brasileiro, que poderia chegar a 27,5%. O senador argumentou que essa alíquota poderia ser a mais alta do mundo. Esse aumento foi mencionado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, devido à inclusão de novos setores no texto, como produções artísticas e atividades desportivas.

Uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers (PWC) indicou que a maior alíquota de imposto sobre consumo agregado no mundo é a da Hungria, com 27%. Portugal cobra 23%, o Chile e a Colômbia 19%, o México 16%, e o Japão 10%.

Eduardo Braga defendeu a inclusão de exceções às novas regras tributárias, garantindo que isso foi feito de maneira cuidadosa. Ele destacou a mudança relacionada aos transportes coletivos rodoviários, ferroviários, hidroviários e aéreos, que foram transferidos para os casos de "regimes diferenciados", com regras próprias, mas não necessariamente mais favoráveis às empresas.

Outro senador da oposição, Efraim Filho (União-PB), expressou preocupações com a possibilidade de aumento da carga tributária e destacou que existem outras formas de tributação além do imposto sobre o consumo. Por outro lado, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) enfatizou que uma reforma tributária justa deve abranger impostos sobre renda e patrimônio, defendendo que quem ganha mais deve pagar mais, e quem ganha menos, deve pagar menos.

De acordo com Bernard Appy, após a aprovação da PEC 45/2019, a reforma tributária deve abordar os impostos sobre dividendos e lucros obtidos em investimentos no exterior em uma segunda etapa. Em outubro, a Câmara já aprovou um projeto de lei (PL) relacionado à tributação de investimentos no exterior de pessoas físicas e à antecipação de impostos em fundos fechados. O texto incorporou a Medida Provisória 1.184/2023, relacionada à incidência do chamado "come-cotas" em fundos fechados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES