CE abre processo desciplinar contra senador flagrado com dinheiro na cueca

Além dele, quatro senadores serão investigados; outros seis tiveram suas denúncias arquivadas

Processos disciplinares abertos já possuem reladores definidos | Adriano Machado/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (14), o Conselho de Ética do Senado abriu processo disciplinar contra o senador Chico Rodrigues (PSB-RR), que, durante uma operação da Polícia Federal em 2020, foi pego com maços de dinheiro escondidos na cueca.

O requerimento de abertura de ação foi protocolado pelos partidos Rede Sustentabilidade e Cidadania no mesmo ano do flagrante. As siglas pedem que o parlamentar tenha seu mandato cassado em decorrência do crime. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi o sorteado para assumir a relatoria do caso.

Leia Mais

Desde a descoberta, Chico Rodrigues tem contestado as acusações de irregularidades apontadas e dito que sua conduta, no dia da operação de busca da PF, foi guiada 'pelo pânico e pelo medo'.

A decisão de abertura do processo não está relacionada à acusação em si. Segundo o presidente do conselho, Jayme Campos (União Brasil-MT), a decisão indica a conclusão de que os pedidos cumpriram as condições regulamentares para serem discutidas.

Na mesma plenária, o Conselho de Ética decidiu abrir ações contra outros quatro senadores. Outros seis parlamentares tiveram seus casos paralisados.

Processos abertos

Styvenson Valentim (Podemos-RN)

O senador se tornou alvo de ação disciplinar no Conselho de Ética protocolado pela ex-deputada Joice Hasselmann (PSDB-SP). A ex-parlamentar acusa Valentim de satirizar os incidentes que ela sofreu em 2012.

À época, a parlamentar afirmou ter acordado com marcas de sangue no piso de sua residência. Ela sofreu um acidente doméstico que a deixou com fraturas no rosto e na costela.

Na transmissão, Valentim disse: "Aquilo ali, das duas uma. Ou duas de quinhentos ou uma carreira muito grande. Aí ficou doida e pronto… saiu batendo em casa”.

O senador Dr. Hiran (PP-RR) foi sorteado para ocupar a relatora do processo.

Jorge Kajuru (PSB-GO)

O senador teve as duas acusações aceitas pela comissão:

  1. Acusado de divulgar, em 2021, uma gravação feita com o então presidente Bolsonaro, com diálogos acerca de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permitiu a instalação da CPI da Covid-19.
  2. Denunciado, também, de divulgar informações inverídicas sobre senadores do estado de Goiás.

O senador Otto Alencar (PSD-BA) que será o relator do caso.

Cid Gomes (PDT-CE)

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), que apresentou denúncia contra o senador por ofender a "honra de outro parlamentar" em 2019, e o conselho deu seu consentimento para a abertura do processo disciplinar.

O congressista afirma que o senador o comparou ao ex-deputado federal Eduardo Cunha. Ele também alegou que Cid Gomes o acusou de ser uma pessoa com prática "toda voltada para chantagem".

Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) quem assumirá a relatoria do processo.

Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP)

O pedido foi protocolado pelo então deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), que foi condenado por crimes de ameaça ao Estado Democrático de Democrático de Direito.

Silveira denuncia o senador por tentar contra a "instituição Presidência da República e diretamente ao Estado Democrático e de Direito", usando as entrevistas dadas por Randolfe durante a CPI da Covid-19 no Senado, em 2021.

Nas falas, o senador alega que o então presidente Bolsonaro é "ladrão de vacina" e de "dinheiro do povo", além de instigar mobilizações contra o chefe do Executivo.

O senador Omar Aziz (PSD-AM) será o relator da denúncia.

Senadores com denúncias arquivadas

Na mesma reunião, os parlamentares decidiram arquivar as acusações contra:

  1. Davi Alcolumbre
  2. Jayme Campos
  3. Flavio Bolsonaro
  4. Humberto Costa (PT-PE)
  5. Paulo Rocha, ex-senador
  6. Damares Alves (Republicanos-DF)


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES