Celso Sabino toma posse como novo ministro do Turismo

Em cerimônia no Palácio do Planalto, Sabino disse que assume o cargo com a missão de fazer do turismo uma ferramenta de desenvolvimento sustentável

Celso Sabino toma posse como novo ministro do Turismo | Joedson Alves/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossou em Brasília o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) como o novo ministro do Turismo, no lugar da deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil-RJ). Em cerimônia no Palácio do Planalto, Sabino disse que assume o cargo com a missão de fazer do turismo uma ferramenta de desenvolvimento sustentável, que ajude a alavancar a economia e a melhorar a qualidade de vida do povo. A meta, segundo ele, é atingir a casa dos dois dígitos na contribuição do setor para o PIB (Produto Interno Bruto – soma dos bens e riquezas produzidos), hoje em 7,8%, e atrair mais turistas estrangeiros ao país.

“O presidente Lula sempre teve compromisso com pautas sociais, com o combate à fome, com a distribuição de renda. Logo, nosso viés no ministério buscará aliar turismo, cidadania e desenvolvimento. Nossas diretrizes buscarão um turismo que estimule a educação, a saúde, o emprego e renda, mas também as parcerias público-privadas e seu potencial de geração de riqueza. Afinal, turismo não é só a praia ou a floresta. É também a ponte, o teto, o asfalto, a internet”, disse Sabino, que destacou a transversalidade do turismo com outros setores. 

O novo ministro anunciou uma abrangente reformulação do Conselho Nacional de Turismo, incluindo um significativo aumento em sua composição. Hoje, os 93 conselheiros recém-nomeados assumiram oficialmente seus cargos, e em breve, no próximo dia 19, realizarão sua primeira reunião de trabalho. Com um cronograma ágil, o ministro Sabino tem planos de apresentar o tão aguardado plano nacional de desenvolvimento do turismo já no próximo mês. 

Celso Sabino toma posse como novo ministro do Turismo - Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Entre as iniciativas que estarão incluídas, ele citou a ampliação da conectividade entre as companhias aéreas, os investimentos em novos produtos e destinos turísticos, campanhas digitais, qualificação da mão de obra e a melhoria da segurança turística. O governo quer ainda incrementar o fluxo turístico interno com a redução dos preços das passagens aéreas e hospedagem. 

“Para além do turismo tradicional, que continuará recebendo toda a atenção, nossa meta é investir em programas que promovam o desenvolvimento e a criação de novos polos turísticos, a descentralização de recursos e o incentivo a modalidades como o turismo religioso, o etnoturismo, o volunturismo, o turismo de base comunitária, o ecoturismo sustentável”, destacou o novo ministro. 

(Com informações da Agência Brasil) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES