Chegou a hora da reparação, por José Osmando de Araújo

Durante o julgamento virtual com a presença de todos os ministros do STF, o relatório apresentado pelo Ministro Alexandre de Moraes serve como ponto de partida

STF jula envolvidos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 | Marcelo Camargo - Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por José Osmando de Araújo

O STF começou ontem a julgar os primeiros 100 investigados por ações criminosas postas em prática no dia 8 de Janeiro de 2023, quando golpistas, organizados e comandados em hordas, invadiram e depredaram os palácios-sedes do próprio Supremo, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e da Presidência da República. 

Os atos que praticaram na manhã/tarde daquele domingo, ofereceram ao Brasil um dos mais graves e deploráveis momentos de sua história, pondo em evidência o caráter destruidor e golpista de seus idealizadores, executores e financiadores, que tentavam derrubar de seu posto o Presidente da República eleito de forma livre e democrática, apenas uma semana após a posse no cargo. 

100 PRIMEIROS

O julgamento, que se realiza de forma virtual na presença de todos os ministros do STF, tem como ponto de partida o relatório apresentado pelo Ministro Alexandre de Moraes, que ao acolher as denúncias contra os envolvidos, pede que os 100 primeiros sejam todos condenados. 

A votação fica aberta entre 0h de 18 de abril e 23h59 do dia 24 de abril. Se as denúncias forem aceitas, os manifestantes se tornam réus, ou seja, o processo é iniciado. 

Nesse caso, um eventual julgamento sobre a condenação não tem prazo para ocorrer - o que depende da coleta de provas e depoimentos, alegações da defesa e da acusação e outros procedimentos de praxe na ação penal. 

RESPONSABILIZAÇÃO DOS ENVOLVIDOS 

A tendência é que o STF receba todas as denúncias. Os ministros têm defendido publicamente a responsabilização dos envolvidos nos atos golpistas. O rastro de destruição que os golpistas deixaram em Brasília naquele dia, muito especialmente na sede do STF, além do manifesto intento de promover a derrubada do Presidente recém-empossado, precisam ser reparados de maneira exemplar. Esse parece ser um entendimento quase unânime na corte. 

A Procuradoria Geral da República (PGR) denunciou mais de 1,3 mil pessoas. Por causa do volume, o STF decidiu reunir as cotas em blocos. Neste primeiro julgamento, os ministros analisam 100 denúncias. O tribunal decidiu priorizar as acusações contra os manifestantes que ainda estão presos preventivamente. 

OITO CRIMES

As primeiras denúncias pautadas atingem manifestantes que teriam participado diretamente dos atos de vandalismo e outros apontados como 'autores intelectuais' dos protestos golpistas. Eles podem responder por oito crimes

: Associação criminosa (artigo 288); Abolição violenta do estado democrático de direito (artigo 359-L); Golpe de estado (artigo 359-M); Ameaça (artigo 147); Perseguição (artigo147-A, inciso I, parágrafo 3º); Incitação ao crime (artigo 286); Dano e dano qualificado (artigo 163); Deterioração de patrimônio tombado (artigo 62 da Lei 9.605/1998).

AUTORES INTELECTUAIS 

Além dos golpistas que aturam no dia 8 de Janeiro e dos 'autores intelectuais', a PGR também investiga outras duas frentes: financiadores e autoridades coniventes com os radicais. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será ouvido nos próximos dias.  

Tudo leva ao convencimento de que os ataques foram planejados de modo sistemático e com abundantes recursos financeiros. 

Contaram também com a organização de apoiadores dentro das instituições públicas e militares, o que além de tipificar o caráter antidemocrático –cujo objetivo é destituir o governo eleito, também envolve a ideia de improbidade na atuação pública, traição à pátria, insubordinação e terrorismo.

 Não está excluída, inclusive, a articulação de tais terroristas no Brasil, com seus possíveis mandantes e financiadores na esfera internacional, mais especificamente na Flórida, Estados Unidos. Tudo isso passa por avaliação e verificação no contexto do processo.  

REPARAÇÃO 

Além da condenação, que se espera exemplar, pelos ministros do STF, o Governo Federal tomou medidas para buscar reparação pelos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Com o intuito de garantir que os prejuízos decorrentes desses atos sejam ressarcidos, foi pedido judicialmente o bloqueio de bens de 178 indivíduos, 3 empresas, 1 associação e 1 sindicato, no valor total de R$ 20,7 milhões. 

A hora de fazer a devida reparação chegou. É necessário passar às gerações futuras a lição de que crimes covardes como esses de 8 de Janeiro jamais serão permitidos ou perdoados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES