Moraes vota para transformar denunciados por atos de 8 de janeiro em réus

PGR denunciou 100 suspeitos que seguem presos; análise termina na próxima sexta. Julgamento começou 100 dias após vândalos depredarem sedes dos Três Poderes em Brasília

Alexandre de Moraes, ministro do STF | Nelson Jr./SCO/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, votou nesta terça-feira (18) para transformar em réus 100 denunciados pelos atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro deste ano em Brasília. Esses atos resultaram em prejuízos de R$ 26,2 milhões nas sedes dos Três Poderes, incluindo o STF, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.

O julgamento ocorre no plenário virtual e tem prazo até o dia 24 de maio para receber os votos dos demais ministros.

A Procuradoria-Geral da República ofereceu denúncias em dois inquéritos para identificar os autores intelectuais, incitadores e executores dos crimes. A PGR afirma que os denunciados se associaram armados, através de convocações pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, com o objetivo de praticar crimes contra o Estado Democrático de Direito.

PGR denunciou 100 suspeitos que seguem presos; análise termina na próxima sexta - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Caso o voto de Moraes prevaleça, os denunciados se tornarão réus e responderão por diversos crimes, como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Leia Mais

Esse julgamento é o maior em número de denúncias analisadas simultaneamente pelos ministros do STF. Com a ação penal aberta, novas provas serão reunidas, como a tomada de depoimentos de testemunhas de defesa e de acusação, além dos interrogatórios dos réus. Não há prazo para a conclusão dos julgamentos.

Os advogados dos denunciados argumentam que a Procuradoria não conseguiu individualizar as condutas dos acusados nos atos golpistas.

A PGR já denunciou 1.390 pessoas por atos antidemocráticos, sendo 239 no núcleo dos executores, 1.150 no núcleo dos incitadores e uma pessoa no núcleo que investiga suposta omissão de agentes públicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES