China tem reação dura ao G7 e mostra forte descontentamento após comunicado

No comunicado, o G7 pede à China que evite “atividades de ingerência” nos países membros e expressa preocupação com os direitos humanos.

Xi Jinping é o presidente da China | La Moncloa - Gobierno de España
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A China expressou neste sábado (20/05) seu "forte descontentamento" em relação ao comunicado divulgado pelo Grupo dos Sete (G7), que reúne as sete economias mais industrializadas do mundo. O comunicado do G7, publicado durante a cúpula realizada na cidade japonesa de Hiroshima, faz críticas à política da China no Mar do Sul da China, abrangendo a área que se estende até Taiwan, além de abordar questões relacionadas aos direitos humanos e supostas ingerências nos países do bloco.

No comunicado, o G7 pede à China que evite "atividades de ingerência" nos países membros e expressa preocupação com os direitos humanos, especialmente no Tibete e em Xinjiang. Os líderes dos sete países também ressaltam a importância da paz e da estabilidade no estreito de Taiwan e expressam grande preocupação com a situação no Mar do Sul da China, acusando Pequim, indiretamente, de "coerção".

Leia Mais

Em relação à guerra na Ucrânia, o G7 insta a China, um aliado econômico e diplomático da Rússia que tem adotado uma posição neutra sobre o conflito, a pressionar Moscou para que cesse sua agressão.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês lamentou a postura do G7, afirmando que o grupo está "obstinado em manipular as questões relacionadas com a China" e que desacredita e ataca o país. O porta-voz expressou a "firme oposição" de Pequim em relação ao comunicado do G7 e informou que a China apresentou uma queixa oficial ao Japão, país anfitrião da cúpula, e às outras partes envolvidas.

A China também criticou o fato de os países do G7 direcionarem suas críticas apenas à China em relação a Taiwan, não demonstrando uma oposição clara ao movimento independentista taiwanês.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês afirmou que o comunicado do G7 cria obstáculos para a paz mundial, prejudica a estabilidade regional e inibe o desenvolvimento de outros países. O comunicado do G7 foi resultado de negociações entre países como os Estados Unidos, que defendem uma posição mais rígida em relação à China, e outros países europeus, que buscam evitar um clima de confrontação.

As tensões entre a China e o G7 continuam a crescer, com os debates sobre questões sensíveis e disputas geopolíticas aprofundando as divergências entre o gigante asiático e as principais economias mundiais. O impacto dessas tensões no cenário global e nas relações internacionais permanece uma questão em aberto, enquanto os países envolvidos buscam conciliar interesses divergentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES