Ciro Nogueira assina PEC que reduz maioridade penal em crimes hediondos

Ciro destacou que essa mudança é uma medida destinada a resguardar a sociedade contra delitos graves.

Senador Ciro Nogueira | Pedro França / Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Ciro Nogueira manifestou seu respaldo à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 01/2024, que propõe a modificação do artigo 228 da Constituição Federal para reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos em situações de crimes hediondos. Em suas declarações, Ciro destacou que essa mudança é uma medida destinada a resguardar a sociedade contra delitos graves.

Ele ressaltou ainda que a medida poderia contribuir para diminuir o recrutamento de jovens menores de 18 anos por parte de criminosos, argumentando que, com a redução da maioridade penal, perderia sentido o aliciamento desses indivíduos.

De autoria do senador Cleitinho (REPUBLICANOS/MG), o texto da PEC mantém a regra geral da maioridade penal aos 18 anos para crimes que não sejam classificados como hediondos. A proposta visa, portanto, a punição mais severa para os responsáveis por delitos graves e violentos.

Ciro Nogueira enfatizou a importância de abrir espaço para um debate amplo sobre a melhor abordagem da criminalidade juvenil no Brasil. Ele destacou a necessidade de envolvimento de especialistas, autoridades e da sociedade civil nesse processo, a fim de discutir a proposta de maneira profunda e equilibrada, buscando soluções eficazes para a segurança pública e a justa punição nos casos de crimes hediondos.

Para que a proposta seja efetivada, é necessário que ela seja aprovada em dois turnos tanto no Senado Federal quanto na Câmara dos Deputados, antes de ser promulgada. O número mínimo de votos exigido para aprovação é de 308 deputados e 49 senadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES