Ciro Nogueira diz que deve votar favorável à indicação de Zanin ao STF

Perguntado se fará algum questionamento a Zanin durante sabatina na CCJ, Ciro disse que vai fazer algumas perguntas ao advogado

Ciro Nogueira diz que deve votar favorável à indicação de Zanin ao STF | Reprodução/Rede Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) concedeu entrevista, na tarde desta quarta-feira (21), à repórter Ranielly Veloso da Rede Meio Norte. Questionado se vai votar favorável à indicação do advogado Cristiano Zanin para ocupar uma das cadeiras ministeriais do Supremo Tribunal Federal (STF), o senador disse que deve votar para a indicação do advogado.

"Devo votar favoravelmente, é um direito do presidente da república fazer sua escolha, quem fez a verdadeira escolha foi a população ao colocar o presidente Lula, eu preferia que fosse um outro presidente que estivesse indicando, mas não é por conta de ser oposição que eu votar contra o nome, se ele está habilitado, se cumpre todos os requisitos para o cargo e ele está demonstrando grande conhecimento na CCJ e não tem nada para ir contra a sua indicação", disse o senador.

Perguntado se fará algum questionamento a Zanin durante sabatina na CCJ, Ciro disse que vai fazer algumas perguntas para saber o posicionamento do advogado e a questão de sua isenção.

"Mais tarde devo fazer algum questionamento a ele, estou inscrito e vou querer saber alguns posicionamentos, a questão da isenção, ele tem uma relação com o presidente Lula, mas tem que agir como magistrado e que faça o possível para que o Supremo Tribunal Federal volte a ter os magistrados votando nos autos, votando sem essa super exposição que acontece hoje no Brasil", finalizou.

Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)  

Nesta quarta-feira (21), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado está sabatinando e votará na escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em indicar o advogado Cristiano Zanin para ocupar uma das cadeiras ministeriais do Supremo Tribunal Federal (STF). A sabatina é uma das etapas obrigatórias para que o escolhido assuma o cargo disponível em decorrência da aposentadoria de Ricardo Lewandowski, em abril deste ano. 

Após a CCJ analisar se Zanin está apto a assumir a pasta, a indicação de Lula deverá ser votada no mesmo dia em plenária do Senado. Nas indicações de ministros para o Supremo, somente o Senado analisa a escolha. O nome não passa preliminarmente pela Câmara dos Deputados. O relator da indicação na CCJ, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) já tornou público o parecer sobre o nome de Zanin. O senador não depositou voto, mas disse que o advogado trabalha em defesa e norteado pela Constituição Federal. 

Para que Cristiano Zanin ocupe o ministério, são necessários:

Na CCJ: A maioria dos presentes devem votar favorável à indicação de Lula. A comissão é formada com, no mínimo, 14 senadores, além de 27 membros titulares.

No Senado: Zanin tem que colher ao menos 41 votos favoráveis da Casa constituída por 81 parlamentares.

As votações serão secretas. Apenas o placar geral será divulgado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES