Com 367 votos a 102, arcabouço fiscal entra em regime de urgência na Câmara

A expectativa é de que a matéria seja votada já na próxima quarta-feira (24/5)

Câmara aprova urgência para arcabouço fiscal | Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos Deputados aprovou por ampla maioria, nesta quarta-feira, 17, o requerimento de urgência para acelerar a votação do novo arcabouço fiscal. Com 367 votos a favor e 102 contra, o projeto ganha prioridade e será apreciado diretamente no plenário, sem passar por comissões. A expectativa é que a matéria seja votada já na próxima quarta-feira, dia 24. 

O deputado Cláudio Cajado (PP-BA), relator da proposta, destacou sua importância, chamando-a de "a lei mais importante deste ano", e pediu aos parlamentares que deixem de lado questões ideológicas ao votarem. Segundo Cajado, o novo marco fiscal, denominado regime fiscal sustentável, possui conceitos extremamente relevantes. Ele parte do pressuposto de que em momentos de prosperidade e crescimento, é possível implementar políticas públicas efetivas, investir e manter o funcionamento da máquina pública.

O requerimento de urgência serviu como uma forma de medir o apoio necessário para a aprovação em plenário das propostas em questão. Sugestões poderão ser incorporadas por meio de emendas, mas o relator pretende elaborar um texto consolidado, evitando a necessidade desse processo, já que isso poderia atrasar a tramitação.

O relatório do deputado trouxe importantes alterações, incluindo gatilhos e sanções caso as metas fiscais não sejam cumpridas. Esse mecanismo visa obrigar o governo federal a controlar os gastos caso o arcabouço não seja alcançado, como por exemplo, não concedendo aumentos reais em benefícios ou congelando a abertura de novas vagas de emprego no setor público.

Outra mudança relevante feita pelo relator foi a inclusão de despesas, anteriormente previstas para ficarem fora do limite de gastos, no teto estabelecido. Agora, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a subvenção federal para o piso da enfermagem, o Fundo Constitucional do Distrito Federal e o da Agência Nacional de Águas (ANA) estão sujeitos ao limite de gastos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES