Com aposentadoria de Brandão, começa a escolha de novo desembargador do TJ

TJ-PI solicita à OAB que inicie formação de lista para escolha de novo desembargador

Desembargador Luiz Gonzaga Brandão se aposenta no mês de outubro | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador José Ribamar Oliveira, encaminhou oficio à Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí (OAB-PI) solicitando que a entidade dê início ao processo de formação da lista sêxtupla de candidatos que levará à escolha do novo desembargador da Corte.

 A sucessão se dará em função da aposentadoria compulsória do desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, em 15 de outubro deste ano, em vaga destinada à advocacia por meio do Quinto Constitucional.

Desembargador Luiz Gonzaga Brandão se aposenta no mês de outubro 

Quinto constitucional é o mecanismo que confere 20% dos assentos de desembargador existentes nos tribunais a representantes da advocacia e do Ministério Público. Portanto, uma de cada cinco vagas nas Cortes de Justiça é reservada a advogados ou promotores. 

O Quinto Constitucional tem como objetivo diversificar os tribunais, na medida em que traz julgadores com visões, muitas vezes, distintas dos magistrados de carreira. 

DOCUMENTO

O documento enviado à OAB-PI ressalta que o artigo 94 da Constituição Federal “prevê o preenchimento pelo Quinto Constitucional, nos Tribunais dos Estados, de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelo órgão de representação da respectiva classe”.

ETAPAS

A escolha do novo desembargador do TJ-PI será feita nas seguintes etapas: os advogados regularmente inscritos e adimplentes com a OAB-PI terão direito a votar em até 12 candidatos para definição de uma primeira lista. Em seguida, os 12 nomes mais votados serão apreciados pelo Conselho Seccional da OAB-PI para escolha da lista sêxtupla a ser enviada ao TJ-PI. A Corte definirá, então, uma lista tríplice. A decisão sobre o novo desembargador, dentre os três nomes escolhidos por seus futuros pares, será do governador do Estado. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES