Exclusivo Com Bolsonaro multado, aliado propõe anistia a todos que não usaram máscara

Jair Bolsonaro foi multado em R$ 376 mil pelo Estado de São Paulo por não utilizar máscara de proteção facial.

Capitão Augusto propôs a anistia | Luís Macedo/Câmara Federal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Capitão Augusto (PL-SP) apresentou um projeto de lei na Câmara que propõe conceder anistia a todas as pessoas que foram punidas por não utilizarem máscaras de proteção individual durante a pandemia de COVID-19, de acordo com o artigo 3º-A da Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

O projeto de lei, que precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional, estabelece que todas as punições relacionadas à não utilização de máscaras, incluindo multas, registros de infrações e outras formas de punição, seriam anuladas. Além disso, os registros de infrações relacionados à falta de uso de máscaras seriam removidos dos registros oficiais e não poderiam ser usados como base para futuras punições ou descrições.

Leia Mais

A justificativa apresentada pelo deputado Capitão Augusto ressalta que a proposta visa conceder anistia às pessoas que foram punidas por não utilizarem máscaras durante a pandemia de COVID-19. Ele cita que as máscaras comuns ou as usadas por profissionais de saúde (N95) tiveram pouca ou nenhuma diferença na propagação da COVID-19. O deputado argumenta que é justo rever as punições relacionadas à não utilização de máscaras.

É destacado que a anistia proposta abrangeria todas as punições impostas de acordo com o artigo 3º-A da Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, e garantiria a remoção dos registros de infrações relacionadas à falta de uso de máscaras, impedindo seu uso como base para futuras punições. O deputado enfatiza a importância de uma ampla divulgação por parte do governo sobre essa anistia, informando todos os cidadãos sobre a mudança na política relacionada ao uso de máscaras.

Vale ressaltar que, em junho, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi multado em R$ 376 mil pelo Estado de São Paulo por não utilizar máscara de proteção facial durante um ato em comemoração ao 7 de Setembro na Avenida Paulista, em 2021. 

O projeto de lei proposto pelo deputado Capitão Augusto agora será submetido à análise e votação dos demais parlamentares da Câmara dos Deputados, para determinar se será aprovado e se a anistia será concedida a todos os que não utilizaram máscaras durante a pandemia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES