Com queda de 7,5%, desemprego atinge o menor índice desde 2015, diz IBGE

A população ocupada atingiu um novo recorde na série histórica, totalizando 100,5 milhões, refletindo um aumento de 0,8%

Baixa na taxa de desemprego | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta sexta-feira (29), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que taxa de desemprego no Brasil foi de 7,5% no trimestre móvel finalizado em novembro.

O IBGE nomeou o resultado como taxa de desocupação, indicando uma queda de 0,2 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, de junho a agosto de 2023 (quando atingiu 7,8%), e uma redução de 0,5 ponto percentual em comparação ao mesmo trimestre móvel de 2022 (8,1%). Essa marca representa a menor taxa de desocupação desde o trimestre terminado em fevereiro de 2015, também com 7,5%.

A população desocupada totalizou 8,2 milhões, apresentando uma redução de 6,2% (539 mil pessoas a menos) em relação ao ano anterior. Este número representa o menor contingente de desocupados desde o trimestre encerrado em abril de 2015, quando foi registrado 8,15 milhões de pessoas desocupadas.

Enquanto isso, a população ocupada atingiu um novo recorde na série histórica, totalizando 100,5 milhões, refletindo um aumento de 0,8% (815 mil pessoas a mais) em relação ao ano anterior. O nível de ocupação, representando a percentagem de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, alcançou 57,4%.

É importante notar que a metodologia da pesquisa do IBGE difere do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Enquanto o Caged considera apenas os trabalhadores com carteira assinada, a Pnad Contínua abrange todos os trabalhadores na economia, incluindo o mercado informal.

Na quinta-feira (28), os dados do Caged para novembro foram divulgados, registrando a criação de 130.097 empregos com carteira assinada no período. Esse resultado marca a terceira redução consecutiva no ritmo de crescimento, embora o indicador tenha permanecido positivo.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES