Com selo ouro, TRT do Piauí é um dos cinco melhores tribunais do Brasil

Desempenho do TRT 22 o colocou em quinto lugar, na classificação geral da Justiça do Trabalho de todo o país

TRT 22 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região conquistou, pelo sexto ano consecutivo, o Selo Ouro do Prêmio CNJ de Qualidade. A premiação foi transmitida pelo canal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Youtube, durante o 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em Brasília.

Neste ano, a premiação teve um significado extra, na medida em o desempenho do TRT 22 o colocou em quinto lugar, na classificação geral da Justiça do Trabalho de todo o país, incluindo os tribunais de pequeno, médio e grande porte, como se pode ver no quadro a seguir.

Entre os itens em que o TRT 22 alcançou o índice de 100%, segundo os critérios estabelecidos pelo CNJ para a classificação de desempenho (ano-base 2020) estão a Política de Priorização do 1º Grau,  Índice no IPC-Jus, Comissão Permanente de Segurança, Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio, Tempo médio de duração dos processos pendentes, Juízo 100% Digital, Resolução CNJ 345/2020, Ouvidoria - Atendimento ao cidadão  e julgamento de processos antigos, Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário.

TRT do Piauí está entre os cinco melhores do país (Reprodução Internet)

Vitória de todos que fazem o TRT 22

Na avaliação da presidente do TRT 22, desembargadora Liana Ferraz, as condições com que o tribunal opera apontam para valorizar ainda mais o significado do selo ouro conquistado este ano. “Essa classificação reflete, com muita clareza, o empenho e a dedicação de cada magistrado e magistrada, assim como de nossos colabores e colaboradoras, que se esmeram no cumprimento de suas atribuições. Por tudo isso, essa conquista tem que ser comemorada, com muita ênfase, como uma vitória de todos os que aqui trabalham”, pontuou a presidente. 

Ela acrescenta que, estando prestes a completar o primeiro ano, em janeiro de 2022, a atual gestão enfrentou diversos desafios e não teve tempo para se dedicar, exclusivamente, à premiação do CNJ. “Entretanto, sempre acompanhamos o procedimento e fizemos as ações necessárias, dentro dos normativos do Conselho. Foram dezenas de ações, dentre as quais a regulamentação de programas do CNJ, como o balcão virtual, o juízo 100% digital e os núcleos 4.0. Tivemos sucesso, ainda, na questão ambiental, embora estejamos em processo de implantação de outras medidas para 2022. No cenário jurisdicional, tivemos o apoio dos magistrados e servidores, com ótimo índice de julgamentos”, pontuou.

Questionada sobre quais seriam as novas metas de qualidade que pretende empreender a partir de agora, ela respondeu que a administração trabalha incessantemente para melhorar o desempenho. “Para tal, estamos implantando a energia solar como matriz para nossos edifícios. O descarte de material inservível também está sendo feito. A digitalização do acervo físico está na pauta, embora já tenhamos caminhado muito em 2021. Mas, para 2022, criaremos comissão específica para tratar da questão “selo”, pois a premiação se tornou um complexo processo que dura, praticamente, o ano todo, implicando designação de mão de obra qualificada. E essa iniciativa não diz respeito apenas ao resultado em si, mas às ações que possam permitir a melhoria dos serviços e uma melhor prestação jurisdicional.”

Caráter coletivo

Na mesma linha, o juiz auxiliar da Presidência, Adriano Craveiro, destaca o caráter coletivo da premiação do CNJ. “Isso não reflete apenas um dado pontual, mas a eficiência do Tribunal em diversos pontos, como o jurisdicional, o administrativo e até mesmo o ambiental. Mostra-nos também dois pontos capitais: o primeiro, de que estamos evoluindo, pois foi a maior pontuação obtida pelo nosso TRT em todas as premiações do CNJ. O segundo, exterioriza pontos de vulnerabilidade que serão analisados e tratados”. Ele também chama a atenção para o fato de que o TRT 22 está, praticamente, em empate técnico com o terceiro colocado – “o que nos destaca no cenário nacional diante dos problemas notórios que temos, como o número de servidores. Permite-nos, então, fazer um planejamento melhor para que, na próxima premiação, possamos permanecer entre os primeiros.”, destacou.

Para o diretor geral de Administração, Humberto Ayres, o fato de o Tribunal conquistar, este ano, o prêmio ouro do CNJ e, além disso, ter se classificado entre os cinco melhores tribunais do País, reflete os acertos da atual gestão e revela a dedicação de cada um dos colaboradores, de todas as áreas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES