Com tom conciliador, João Gabriel Furtado é novo desembargador do TJ-PI

Novo desembargador destacou os desafios e chega ao TJ-PI para ajudar.

Desembargador João Gabriel Furtado | Ascom TJ
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O magistrado João Gabriel Furtado Baptista foi empossado nesta sexta-feira, 14,  como desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí. Ele foi eleito pelo pelo critério de merecimento e passa a ocupar a vaga deixada após a aposentadoria do desembargador Oton Mário José Lustosa Torres. O desembargador falou à imprensa que está ciente de suas responsabilidades e em sua nova jornada.

A expectativa, segundo ele, é ajudar o Tribunal de Justiça a distribuir justiça e, principalmente, atender as demandas que serão apresentadas, trazendo as respostas que sejam mais próximas daquilo que se entende como adequado, atendendo os critérios administrativos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e também dentro atendendo as normas dos Tribunais Superiores.

"O que vou tentar é aproveitar o que está sendo feito e ampliar este trabalho na busca incessante de dar uma resposta ao jurisdicionado", comenta, afirmando que espera uma aproximação maior com a população. "Tenho esse perfil de conciliador, então sempre vamos buscar soluções que atendam aos interesses do Estado e as necessidades daqueles que buscam o direito", disse o novo desembargador.

João Gabriel afirmou ainda do Conselho Nacional de Justiça e dos Tribunais Superiores, principalmente, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) que apontam  diretrizes e caminhos. "Nossa consequência natural é seguir atuando nesse diretriz", diz.

Com relação aos desafios do Tribunal de Justiça do Piauí, o novo desembargador acredita ser necessário trabalhar muito com a conciliação e a mediação. "É muito comum quando ocorre algo, ouvirmos a expressão 'vá procurar seus direitos'. As pessoas  não procuram resolver os problemas, buscando um acordo e acho que nossa tendência natural é que possamos estimular o acordo", diz o novo desembargador.

Ele ressaltou ainda que a chegada de uma nova pessoa ao Tribunal de Justiça, independente da idade, sempre traz pensamentos diferentes e pode dar à Corte uma outra roupagem. "Acredito que esse caminho da conciliação seja algo que eu possa contribuir diretamente", declarou, afirmando que chega ao TJ-PI como mais um para trabalhar e contribuir.

A solenidade de posse foi prestigiada por várias autoridades, entre elas, o governador Rafael Fontelesque destacou o papel essencial da Justiça e declarou que o Governo do Piauí vem contribuindo para o TJ-PI avançar na melhoria da prestação jurisdicional. “Queremos usar a tecnologia para facilitar o acesso do cidadão à justiça. Vamos criar novas varas criminais, fortalecendo a segurança pública. Em breve, vou sancionar a lei de criação, já aprovada na Assembleia Legislativa. Isto passa pela integração dos poderes. Temos a confiança plena que João Gabriel será um homem de fácil acesso, principalmente aos mais pobres. Que Deus abençoe a sua missão”, declara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES