Comissão da Câmara discute projeto que pode proibir casamento gay no Brasil

Texto original de 2007, do então deputado Clodovil, autorizava união civil homossexual; parecer deste ano vai em sentido contrário.

Comissão da Câmara discute projeto que pode proibir casamento gay | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados discute, nesta terça-feira (5), um projeto de lei que tenta vetar a união civil homoafetiva, ou seja, entre pessoas do mesmo sexo. O parecer foi redigido pelo deputado Pastor Eurico (PL-PE) e veta a possibilidade de que esse tipo de união seja equiparada ao casamento heterossexual ou tratada como "entidade familiar".

Caso seja aprovado, o projeto ainda precisará ser avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O texto está em tramitação em caráter conclusivo, o que significa que pode seguir para o Senado sem a necessidade de passar pelo plenário, a menos que haja um recurso contra esse processo acelerado.

Em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu por unanimidade a união estável entre casais do mesmo sexo como uma entidade familiar. Em 2013, em conformidade com essa decisão, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu que nenhum cartório poderia recusar a realização dessas uniões.

A sessão da comissão nesta terça foi marcada por debates acalorados entre deputados da base governista – contrários ao projeto – e deputados de oposição que queriam aprovar o texto nos termos apresentados pelo relator. Antes da votação, os parlamentares se dividiram em falas favoráveis e contrárias ao parecer.

"O que eu ouço sempre nessa casa é que nós estamos sempre fazendo registro em detrimento de um segmento da sociedade, é que nós somos homofóbicos, misóginos [...] Não somos nós que estamos ganhando as ruas para questionar símbolos religiosos, nós estamos de um lado pacífico dessa história", afirmou o deputado Eli Borges (PL-TO), que acusou os governistas de "vitimismo".

"Sobre vitimismo, a cada 32 horas uma pessoa da comunidade LGBT é assassinada por motivo de ódio por dados oficiais. O Brasil é o país que mais mata transsexuais e travestis no mundo por dados oficiais. Eu não chamo isso de vitimismo, esse tipo de discurso não tem compaixão, não tem sensibilidade, não tem empatia, solidariedade e nem amor. Existe um ambiente de hostilidade, de violência e homicídio motivado por ódio", retrucou o deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES