Comissão do Senado aprova convite a Campos Neto para falar sobre juros

Pedido foi apresentado pelo líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues. Comparecimento não é obrigatório.

Comissão do Senado aprova convite a Campos Neto para falar sobre taxa de juros | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (27), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou um convite ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, solicitando que ele forneça esclarecimentos sobre a taxa básica de juros do país. O colegiado está em processo de agendar uma data para a realização da audiência. 

Vale ressaltar que, como se trata de um convite, Roberto Campos Neto não é obrigado a comparecer à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O pedido de audiência foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), líder do governo no Congresso. Inicialmente, o senador desejava convocar Roberto Campos Neto.

No entanto, após um acordo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a convocação foi alterada para um convite. Quando uma pessoa é convocada por uma comissão, é obrigada a comparecer, senão pode sofrer punições. O convite feito a Roberto Campos Neto representa mais um elemento na pressão exercida por governistas sobre o presidente do Banco Central. O ex-presidente Lula e seus aliados têm demandado uma redução na taxa de juros. 

No entanto, em sua última reunião na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do Banco Central responsável por definir a taxa Selic, optou por manter a taxa em 13,75%. Esse é o maior patamar em mais de seis anos e meio.

Para os governistas, existem condições econômicas favoráveis para a redução da taxa básica de juros. Eles argumentam que a taxa, em um nível elevado, tem sido um obstáculo para o desenvolvimento do país. O ex-presidente Lula, por exemplo, expressou sua opinião de que Roberto Campos Neto está agindo de forma prejudicial à economia do país, afirmando que ele está "jogando contra".

O Banco Central, por sua vez, tem dito que atua de forma técnica e, para definir a Selic, considera aspectos, como credibilidade econômica do país e a evolução da inflação. De acordo com ata da última reunião, a maioria dos integrantes do Copom avalia que, a partir de agosto, será possível promover um corte na taxa de juros. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES