Congresso ignora, e três MPs perdem a validade hoje; quatro se salvam

Arthur Lira já sinalizava que uma das medidas teria dificuldade de ser aprovada pela Câmara

Três medidas provisórias perdem a validade nesta sexta-feira | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tendo resistência no Congresso, três das primeiras sete medidas provisórias editadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixaram de ser válidas nesta sexta-feira (02). Essa invalidade é o resultado da pouca  articulação petista e de sua baixa utilização do artifício de liberar emendas orçamentárias para os parlamentares.

As MPs são os documentos que possibilitam o Executivo a criar leis de forma imediata. Os textos, entretanto, precisam ser sancionados, no prazo de 120 dias, pela Câmara e Senado para entrar em vigor.

Leia Mais

Desde o início da gestão de Lula, o Senado e, sobretudo, a Câmara dos Deputados travaram um embate sobre o rito de tramitação dos projetos, o que proporcionou os constantes atrasos na votação dos textos.

Para contornar o prazo, o Planalto articulou para incorporar medidas provisórias como emendas em outros documentos. Quando praticada, a estratégia conseguiu manter válidas algumas propostas.

Apesar desse esforço, a base governista não conseguiu emplacar as plenárias de votação de três dessas sete MPs.

Medidas inválidas

MP do Coaf

A medida provisória retomava o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Banco do Brasil para a direção do Ministério da Fazenda, comandada por Fernando Haddad.

No governo de Jair Bolsonaro (PL), o Coaf saiu da Fazenda e foi levado para o Ministério da Justiça, que, na época, era chefiado pelo ex-juiz e agora senador, Sergio Moro (União Brasil-PR). Depois, o conselho voltou para o controle da Economia, sob o comando do ministro Paulo Guedes.

O Coaf é uma órgão de inteligência financeira do governo federal que atua, principalmente, na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro.

MP do Carf

A MP estabelecia o chamado "voto de qualidade" favorável ao Fisco, ou seja, beneficiava o Executivo no caso de empates em julgamentos no  Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf).

Essa regra vigorava até 2020, quando o então presidente Bolsonaro ratificou a Lei do Contribuinte Legal, passando a favorecer o contribuinte em caso de empate.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já sinalizava que essa MP teria dificuldade de ser aprovada na Câmara.

MP da extinção da Funasa

A abolição da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) estava presente em uma das propostas que tramitavam no Congresso. Porém, com a ausência de indicativos para que o projeto fosse votado, o ponto foi elencado pelo relator, deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), na medida que tratava do reordenamento dos ofício ministeriais de Lula.

Vale apontar que, durante a votação dessa proposta de reorganização ministerial, os deputados sancionaram também a sugestão do Partido Liberal (PL) de remover o artigo que dava aval para a extinção da Funasa.

MPs 'salvas'

MP do Auxílio Gás

O pagamento do benefício foi elencado na medida provisória que recria o  Bolsa Família. Este perderia o prazo de validade somente no dia 30 de junho, mas a votação foi adiantada justamente para garantir a permanência do auxílio.

MP da desoneração dos combustíveis

O Congresso incluiu partes da MP que dispensam os atributos federais sobre combustíveis.

A medida anula PIS/Pasep e Cofins que influenciavam no valor do diesel, biodiesel, gás liquefeito de petróleo, derivados de petróleo e de gás natural até o fim de 2023.

MP que exclui ICMS do cálculo do PIS e da Cofins

A medida que exclui da base de cálculo do PIS/Pasep e da Cofins as receitas pertinentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)  também foi anexada na MP do Turismo de Bolsonaro, que obteve as desonerações de combustíveis.

MP da reorganização ministerial

A medida reestrutura as atividades ministeriais, valida a criação de novas pastas e transfere ofícios, sendo considerada fundamental para o funcionamento pleno do governo. O projeto foi aprovado quando também se esgotava seu prazo de validade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES