Congresso Nacional concentra atividades da semana em comissões

Na manhã de terça-feira, dia 11, a CPMI convocará Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, que está preso desde o dia 3 de maio

Congresso Nacional concentra atividades da semana em comissões | Fabio Rodrigues/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a aprovação da reforma tributária nesta semana, a Câmara dos Deputados dedicará seu foco às atividades dos colegiados do Congresso Nacional. Um destaque importante será a Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas de 8 de Janeiro. Na manhã de terça-feira, dia 11, a CPMI convocará Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, que está preso desde o dia 3 de maio. Durante seu depoimento, Cid será questionado sobre mensagens e documentos encontrados em seu celular que possuem um teor considerado golpista. 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgou publicamente as mensagens encontradas pela Polícia Federal (PF) no celular de Mauro Cid. Essas mensagens revelam a existência de um plano para executar um golpe, que envolveria a declaração de estado de sítio, a suspensão da ordem constitucional atual, o possível afastamento de ministros do TSE e a convocação de novas eleições. 

Além disso, foram encontrados diálogos entre Cid e outros militares da ativa nos quais eram apresentadas supostas justificativas para um eventual golpe. Além da convocação para a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), os deputados e senadores foram chamados para uma sessão do Congresso Nacional, agendada para terça-feira (12), na qual serão analisados diversos vetos presidenciais. Até o momento, não há previsão de uma sessão deliberativa do plenário da Câmara, portanto, os deputados devem participar apenas das reuniões das comissões parlamentares.

Na terça-feira, além das atividades da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), as comissões parlamentares irão se concentrar em diferentes temas. A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado debaterá a Política Nacional de enfrentamento aos crimes transfronteiriços. A Comissão do Esporte abordará a readequação de velocidades visando a segurança de pedestres e ciclistas. A Comissão de Saúde avaliará o tratamento para Distonia no Sistema Único de Saúde (SUS). A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, juntamente com a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, discutirá os impactos do regulamento da União Europeia contra o desmatamento.

Além disso, outras comissões como a de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a de Administração e Serviço Público, e a de Indústria, Comércio e Serviços se reunirão para debater e votar propostas legislativas. Na quarta-feira, a Comissão de Viação e Transportes tratará da atuação do Exército como executor de obras de infraestrutura, enquanto a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação discutirá os impactos e perspectivas de revisão do novo Marco Legal da Inovação. A Comissão de Desenvolvimento Econômico abordará sanções administrativas para casos de vazamento de dados pessoais, e a Comissão de Defesa do Consumidor tratará da manipulação de informações das Big Techs contra o Projeto de Lei das Fake News (PL 2.630/20). Na quinta-feira, não estão previstas atividades nas comissões parlamentares.

SENADO

No Senado, a semana terá início com uma sessão deliberativa semipresencial no plenário na terça-feira. Na pauta, serão discutidos projetos que tratam da instituição do Programa Escola em Tempo Integral, dos Conselhos Escolares e dos Fóruns dos Conselhos Escolares, da implantação do serviço de monitoramento de ocorrências de violência escolar, da formação técnica profissional e tecnológica, e do acesso a bolsas de pesquisa, desenvolvimento, inovação e intercâmbio para alunos, docentes e ocupantes de cargos públicos efetivos.

Na quarta-feira, também haverá uma sessão deliberativa semipresencial no plenário para tratar da autorização da ozonioterapia no território nacional e estabelecer a inexistência de vínculo empregatício entre confissão religiosa (incluindo igrejas, instituições, ordens ou congregações) e seus ministros, pastores, presbíteros, bispos, freiras, padres, evangelistas, diáconos, anciãos ou sacerdotes. Além disso, os senadores participarão das atividades das diversas comissões que ocorrerão até quinta-feira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES