COP28 aprova Brasil como sede da Conferência do Clima de 2025

O evento está agendado para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém, capital do Pará

COP28 aprova Brasil como sede da Conferência do Clima de 2025 | Imagem de wirestock no Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na plenária da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, nesta segunda-feira (11), foi aprovada por unanimidade a seleção do Brasil como sede da COP30. O evento está agendado para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém, capital do Pará.

Anteriormente, em maio deste ano, o Brasil já havia obtido apoio praticamente unânime dos países sul-americanos e caribenhos, atendendo a uma exigência da ONU para a escolha do país anfitrião das conferências climáticas. A confirmação oficial ocorreu durante a COP28. Além disso, está prevista a realização da COP29 no Azerbaijão, em 2024, país situado entre a Ásia e a Europa.

Após o Brasil ser aprovado como sede da COP30, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, agradeceu a indicação que o grupo de países da América Latina e do Caribe fez para o Brasil sediar o encontro e anunciou a escolha da cidade de Belém. “É com grande satisfação que informo nossa decisão de realizar a COP de 2025 na Amazônia brasileira, um bioma essencial para conter o aquecimento global”, afirmou nesta segunda-feira. 

“Estou especialmente tocada pela indicação da Amazônia, onde nasci e cresci, para receber esta conferência. A Amazônia é um símbolo vivo da semente que plantamos na Rio 92. Uma região onde é evidente a conexão entre as três convenções que assinamos naquela ocasião: a Convenção de Biodiversidade, a Convenção-Quadro de Clima e a Convenção sobre Desertificação. A Amazônia nos mostra o quanto as convenções estão entrelaçadas nos seus desafios, mas também nas soluções sinérgicas que abarcam”, destacou. 

A candidatura do Brasil para a COP30 foi uma proposta defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda na COP27, no Egito, onde foi como presidente eleito. “Ninguém hoje no planeta pode discutir a questão do clima sem levar em conta a existência do nosso país, sem levar em conta a nossa experiência, e sem levar em conta o que vai acontecer no Brasil nessa questão da transição energética”, afirmou antes de deixar Dubai, na semana passada. 

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES