Lula se reúne com Papa e com premiê de direita em dia de reuniões na Itália

Lula ainda irá a Paris para reunião com Macron e debate de líderes sobre a economia global. Presidente está em viagem a Roma e Vaticano

Presidente iniciou o dia de encontros e reuniões com audiência com ex-primeiro ministro italiano Massimo D'Alema | Foto: Ricardo Stuckert / PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está em sua terceira viagem à Europa durante este mandato e tem uma agenda cheia de encontros importantes. Nesta quarta-feira (21), o mandatário do país se encontrará com o Papa Francisco no Vaticano e com o presidente e a primeira-ministra da Itália, em Roma. Será a primeira vez que Lula se encontrará com o Papa Francisco desde que reassumiu a presidência. 

Leia Mais

Ele planeja discutir com o pontífice temas como o combate à fome, à desigualdade e possíveis soluções para a guerra entre Ucrânia e Rússia. Além disso, Lula pretende convidar o Papa para visitar o Brasil e acompanhar o Círio de Nazaré, em outubro, em Belém. Vale lembrar que Francisco esteve no Brasil há 10 anos, durante a Jornada Mundial da Juventude em 2013.

Após sua visita ao Vaticano, Lula seguirá para Paris antes de retornar ao Brasil. Durante sua estadia na Itália, ele terá encontros com o ex-primeiro-ministro italiano Massimo D'Alema, o presidente Sergio Mattarella, a primeira-ministra Giorgia Meloni e o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.

É importante mencionar que Meloni é integrante da extrema-direita e seu partido tem raízes no fascismo. Apesar disso, ela demonstrou apoio a Lula nas redes sociais após as eleições no Brasil no ano passado.

A Itália faz parte da União Europeia, bloco com o qual o Mercosul busca finalizar um acordo comercial. Lula tem expressado críticas a um termo adicional proposto pelos europeus, que prevê sanções em caso de descumprimento das obrigações pelos países signatários.

Veja os compromissos do presidente nesta quarta na Itália:

4h30: audiência com o ex-primeiro-ministro da Itália Massimo D'Alema;

5h: audiência com a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein;

7h15: reunião com o presidente da Itália, Sergio Mattarella;

9h30: encontro com o papa Francisco;

10h30: reunião com o arcebispo Edgar Peña Parra, da Secretaria de Estado do Vaticano;

12h: reunião com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni;

13h: reunião com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES