Corregedor escondeu denúncias contra ex-diretor da PRF ligado a Bolsonaro

Wendel levantou suspeitas, pois de acordo com as acusações, protegia servidores alinhados ao ex-presidente.

Silvinei Vasques comandava a PRF | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-corregedor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Wendel Benevides Matos, está sendo acusado de ter escondido denúncias contra seu chefe à época, o ex-diretor-geral Silvinei Vasques. As informações foram divulgadas pelo jornalista Octavio Guedes, do canal GloboNews.

Segundo a reportagem, Wendel tinha a obrigação de comunicar à Controladoria-Geral da União (CGU) sobre possíveis infrações de Silvinei, mas teria escondido 23 denúncias envolvendo o ex-diretor-geral da PRF. Mesmo com a obrigação, não foi encontrado nenhum registro no sistema correcional da CGU.

Wendel foi nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e possuía mandato até novembro deste ano. O mandato dele foi interrompido, no entanto, nesta semana, quando o novo comando da PRF resolveu exonerá-lo.

PRF concede aposentadoria à ex-diretor investigado por bloqueios ilegais

Transição troca chefe da PRF e anuncia Arruda Botelho para pasta na Justiça

Bolsonaro exonera diretor-geral da PRF durante bloqueios nas estradas

A exoneração já teria uma ligação com a conduta duvidosa do ex-corregedor nas denúncias envolvendo servidores. Descobriu-se que quando estes tinham alinhamento com a esquerda, os processos eram acelerados; quando tinham um alinhamento ideológico com o bolsonarismo teriam as ações "postergadas".

A justificativa para a exoneração do corregedor, pedida pela atual direção da PRF,  englobou  "indícios de distorções técnicas, parcialidade, interferência e uso não isonômico das ferramentas de correição pelo atual Corregedor Geral".  

É importante frisar que Silvinei Vasques foi o responsável por operacionalizar as fiscalizações durante o segundo turno das eleições de 2022; na ocasião, diversos eleitores especialmente do Nordeste foram parados nas rodovias, dificultando a chegada aos locais de votação. A região historicamente dá uma ampla margem aos candidatos do Partido dos Trabalhadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES