CPI do MST suspende todas as reuniões após reveses e impasses

Essa foi mais uma derrota para a CPI do MST, que no mês anterior enfrentou pressões do governo Lula e do presidente da Câmara, Arthur Lira.

CPI do MST foi suspensa após decisão do Ministro do STF, Luis Roberto Barroso | Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A liderança da CPI do MST decidiu suspender todas as suas reuniões e audiências nesta segunda-feira (4), até que o relatório final das investigações seja apresentado. Essa decisão foi tomada após o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, vetar a convocação dos servidores do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) programada para a tarde do mesmo dia.

Essa foi mais uma derrota para a CPI do MST, que no mês anterior enfrentou pressões do governo Lula e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), levando líderes de União Brasil, PP e Republicanos a alterarem suas indicações para a comissão, substituindo opositores por deputados mais alinhados ao Executivo.

Segundo divulgou a Folhapress, o anúncio da suspensão foi feito por meio de um comunicado enviado a todos os parlamentares que fazem parte da comissão. No documento, foi informado que o Presidente da CPI, o Deputado Federal Zucco (Republicanos-RS), tomou essa medida devido a recentes obstáculos "regimentais e judiciais" que prejudicaram a continuação das investigações sobre a "indústria de invasões de terras no Brasil." Alguns parlamentares e assessores de esquerda ficaram surpresos com o conteúdo da mensagem, já que foi emitida pela secretaria da CPI do MST, que em teoria não deveria fazer julgamentos sobre o movimento.

Com  a decisão, os depoimentos de Marco Antônio Baratto Ribeiro da Silva, um líder do MST no Distrito Federal, e de uma ex-conselheira da Cooperativa de Crédito Rural Horizontes Novos de Novo Sarandi,  foram cancelados. Os dois depoimentos estavam previstos para acontecer nesta terça-feira (5).

A expectativa é que o relatório da CPI, que será elaborado pelo Deputado Federal Ricardo Salles (PL-SP), seja divulgado até quinta-feira, dia 14, prazo final para a sua apresentação.

Ao vetar os depoimentos dos servidores de Alagoas nesta segunda-feira, o Ministro Luís Roberto Barroso mencionou uma decisão anterior da corte que proibia as CPIs federais de interferirem nas assembleias estaduais. Essa decisão foi tomada em resposta a uma medida cautelar apresentada pela Assembleia Legislativa de Alagoas, que argumentou que os deputados federais estavam indo além dos limites da investigação e violando o princípio federativo ao ampliar suas investigações para questões de competência estadual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES