CPMI ouve ex-chefe de Operações da PMDF sobre vandalismo contra PF

Sessões estão previstas para segunda (26) e terça-feira (27); até o momento, a comissão já ouviu cinco envolvidos

CPMI ouve ex-chefe de Operações da PMDF sobre vandalismo contra PF | Reprodução/TV Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta semana, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que está investigando os eventos ocorridos em 8 de janeiro ouvirá duas importantes testemunhas. Jorge Eduardo Naime, ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), será convocado para prestar depoimento.

Além disso, Jean Lawand Junior, coronel do Exército, também será ouvido. Lawand Junior é conhecido por ter feito uma solicitação ao tenente-coronel, que anteriormente serviu como ajudante de ordens de Bolsonaro, para que o presidente promovesse um golpe de Estado. 

O depoimento de Naime está agendado para as 14h desta segunda-feira (26). O coronel da Polícia Militar (PM) é acusado de ter sido omisso e de não ter cumprido ordens durante a invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília. Ele foi preso em 7 de fevereiro e atualmente está detido na Academia da Polícia Militar do Distrito Federal. 

Lawand Junior está programado para comparecer à comissão na terça-feira (27), com seu depoimento marcado para as 9h. O coronel é mencionado como um dos militares que supostamente encorajou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a promover um golpe de Estado após sua derrota nas eleições para Lula (PT).

Na sexta-feira (25), a defesa do coronel Jean Lawand Júnior protocolou uma solicitação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), buscando garantir o direito do coronel de permanecer em silêncio durante seu depoimento na CPI dos Atos Golpistas no Congresso. Por outro lado, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) requereu ao STF que rejeite essa solicitação. 

(Com informações do Portal iG)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES