Crise no União Brasil reflete nas Câmaras; sigla perde 8 de uma tacada só

Apesar dos anúncios realizados em plenário, as mudanças ainda dependem de oficialização por meio de comunicado ao Departamento de Processo Legislativo (Deprole) por parte dos parlamentares.

Rodrigo Reis, de Curitiba, anunciou desfiliação coletiva | Divulgação Câmara de Curitiba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A crise no União Brasil envolvendo o comando nacional entre Antônio Rueda e Luciano Bivar, inclusive com a acusação de roubo, corrupção, e incêndio criminoso, está desencadeando numa insegurança jurídica que reflete em todo o país.

Em Curitiba, Paraná, diante desse cenário tumultuado, o vereador Rodrigo Reis, durante a sessão plenária, anunciou que a bancada do partido na Câmara, composta por oito parlamentares, decidiu por unanimidade pedir desfiliação coletiva da sigla. Reis enfatizou a falta de convite para participação em reuniões da Executiva Municipal como justificativa para a medida, deixando momentaneamente a legenda sem representação na casa legislativa.

Leia Mais

A decisão da bancada do União Brasil teve consequências imediatas no equilíbrio de poder na Câmara de Curitiba. Pier Petruzziello (PP) anunciou que, com o esvaziamento da bancada do União Brasil, o Progressistas passa a ter a maior bancada na câmara, incluindo o vereador Mauro Bobato, que deixará o Podemos para ingressar na sigla. Além de Bobato e Petruzziello, o PP conta com Eder Borges, Nori Seto e Oscalino do Povo como membros da bancada.

Apesar dos anúncios realizados em plenário, as mudanças ainda dependem de oficialização por meio de comunicado ao Departamento de Processo Legislativo (Deprole) por parte dos parlamentares. Até o momento, apenas Toninho da Farmácia e Serginho do Posto, ambos sem partido, cumpriram esse procedimento. O prazo para novas alterações se estende até o dia 5 de abril, conforme previsto na legislação eleitoral, possibilitando que representantes políticos mudem de partido sem o risco de perderem seus mandatos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES