Cristiano Zanin é aprovado para ministro do STF por ampla maioria no Senado

O advogado de 47 anos defendeu Lula na Lava Jato e é especializado em direito civil e processual.

Zanin foi aprovado para o STF | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Chegou ao fim, na noite desta quarta-feira (21), a votação para aprovação, no Senado, do nome do advogado Cristiano Zanin, indicado de Lula para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A Casa aprovou a indicação por 58 votos a favor e 18 contra.  

Zanin foi sabatinado no Senado, nesta quarta, por mais de oito horas. Na oportunidade, o advogado foi indagado sobre sua posição em relação a questões polêmicas relacionadas a costumes, que têm gerado divergências entre parlamentares da esquerda e da direita no Congresso Nacional. 

Durante a sabatina, o senador Fabiano Contarato (PT-ES) questionou Cristiano Zanin sobre sua posição em relação aos temas mencionados. Zanin respondeu enfatizando que respeita todas as formas de expressão do afeto e do amor, considerando esse direito como fundamental.

"Eu acredito que é um direito individual, um direito fundamental, que as pessoas possam expressar o afeto e o amor à sua maneira. Essa liberdade deve ser respeitada pela sociedade e pelas instituições", afirmou Zanin. Sobre eventuais julgamentos sobre o tema, o advogado destacou que o STF precisa basear sua análise "pelos fundamentos da Constituição, dentre eles a dignidade da pessoa humana".

No que diz respeito à sua relação com Lula, a quem defendeu durante a Operação Lava Jato, Zanin enfatizou que não estará subordinado a ninguém e que o Supremo Tribunal Federal (STF) não tem o papel de legislar. Além disso, ele destacou que o juiz não deve atuar como um protagonista no processo judicial. 

A sabatina é uma das etapas obrigatórias para que o escolhido assuma o cargo disponível em decorrência da aposentadoria de Ricardo Lewandowski, em abril deste ano. O advogado de 47 anos é especializado em direito civil e processual e ganhou notoriedade como advogado de Lula nos processos relacionados à Operação Lava Jato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES