Temas polêmicos! O que disse Zanin sobre aborto e drogas durante sabatina

Zanin afirmou que não será subordinado “a quem quer que seja” e reforçou sua independência como advogado.

O que disse Zanin sobre aborto e drogas durante sabatina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sabatina realizada hoje no Senado, em quarta-feira (21), o advogado Cristiano Zanin foi indagado sobre sua posição em relação a questões polêmicas relacionadas a costumes, que têm gerado divergências entre parlamentares da esquerda e da direita no Congresso Nacional.

O advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), foi questionado durante a sabatina no Senado sobre sua relação com o presidente e sua atuação nos processos da operação Lava Jato. Zanin afirmou que não será subordinado "a quem quer que seja" e reforçou sua independência como advogado.

Durante a sabatina, o senador Fabiano Contarato (PT-ES) questionou Cristiano Zanin sobre sua posição em relação aos temas mencionados. Zanin respondeu enfatizando que respeita todas as formas de expressão do afeto e do amor, considerando esse direito como fundamental.

"Eu acredito que é um direito individual, um direito fundamental, que as pessoas possam expressar o afeto e o amor à sua maneira. Essa liberdade deve ser respeitada pela sociedade e pelas instituições", afirmou Zanin. Sobre eventuais julgamentos sobre o tema, o advogado destacou que o STF precisa basear sua análise "pelos fundamentos da Constituição, dentre eles a dignidade da pessoa humana". 

Em resposta ao questionamento do senador Magno Malta (PL-ES) sobre a legalização das drogas, Cristiano Zanin expressou otimismo em relação ao fato de o Congresso ter revisado a Lei de Drogas, visando diferenciar claramente entre usuários e traficantes.

"Vejo com bastante otimismo o fato de o Congresso e este Senado terem revisitado a Lei de Drogas, estabelecendo distinções entre usuários e traficantes e estabelecendo penas mais brandas. Isso desempenhou um papel importante", afirmou Zanin.

Quando questionado pelo senador Jorge Seif (PL-SC) sobre o tema do aborto, Cristiano Zanin não expressou uma posição clara. Ele destacou que o direito à vida está previsto na Constituição e mencionou a existência de casos previstos em lei em que o aborto é permitido.

"O direito à vida está expressamente previsto na Constituição como uma garantia fundamental. Nessa perspectiva, devemos enaltecer o direito à vida, cumprindo o que está estabelecido na Constituição da República", afirmou Zanin.

"Além disso, também existem disposições normativas consolidadas nesse assunto, que abrangem tanto a proteção do direito à vida como as hipóteses de exclusão de ilicitude para a interrupção voluntária da gravidez, conforme previsto no artigo 128 do Código Penal", completou ele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES