Cultura vai ter incremento de 10% e meta é retorno de festivais

Fábio Novo anunciou a reforma do CSU do Parque que terá teatro com 250 lugares

Deputado Fábio Novo | Thiago Amaral / Alepi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após votar o Orçamento de 2022, o deputado estadual Fábio Novo voltou para Secretaria de Cultura onde fica até o mês de abril e diz que a pasta teve um incremento de 10% de recursos para o ano que vem.

Segundo Fábio, uma das metas para 2022 é o retorno dos festivais, como o da Rabeca, Ópera da Serra da Capivara, Festival de Inverno de Pedro II, mas tudo vai depender do controle da pandemia no país. “Temos também como pauta prioritária o patrimônio, como a restauração e transformação de antigas cadeias em espaços públicos e agora, já temos recursos garantidos para revitalização da Fábrica de Laticínios, em Campinas, que vai abrigar um museu, um espaço de cultura e também terá área destinada à administração pública”, explica, citando ainda uma nova praça de eventos para Pedro II, onde ocorrerá o festival.

Museu da opala

“Numa área localizada ao lado do clube, vamos construir o museu da opala e uma área para grandes eventos e para isso, os recursos já estão garantidos”, diz o secretário, declarando que projetos já estão prontos e devem ser agilizados até o mês de março. “Queremos deixar tudo encaminhado, abrir, inclusive, o edital de incentivo à cultura no mês de janeiro”, afirma Fábio, declarando que em

2020, o SIEC aprovou e pagou 127 projetos e neste ano, foi um total de 211 iniciativas. “Vamos abrir o edital em janeiro e deixar tudo organizado para garantir a continuidade”, relata.

À TV Jornal Meio Norte, o secretário falou da recuperação da Casa do Hip Hop no Parque Piauí. “Também nessa comunidade, já demos a ordem de serviço e já começou a obra de toda a reforma do CSU do Parque, que terá escola de artes e de empreendedorismo, vamos recuperar a piscina e o local terá um teatro com 250 lugares”, informa.

Fábio Novo fala das metas para 2022 Balanço 2021

Durante a gestão como secretário de Cultura, Fábio Novo diz que a primeira cadeia a ser transformada foi em São João do Piauí. “A cadeia de São João do Piauí virou uma biblioteca”, diz, enfatizando que fez mapeamento dos prédios bem localizados que eram cadeias.

O secretário citou as cadeias de São Raimundo Nonato que foi transformada em espaço de cultura para oficinas de sanfona, violão, crochê. Campo Maior tinha uma cadeia histórica de 1856 e foi transformada em escola de música para mais de 200 jovens e crianças. “Dessa escola nasceu uma banda de música e um coral que canta em latim”, diz.

Fábio Novo também cita Jerumenha, a mais antiga cidade do Piauí, onde uma cadeia de 1851, deu lugar ao espaço de cultura Amélia Beviláqua. “Estamos concluindo as obras na cadeia pública de Avelino Lopes que em janeiro vai abrir as primeiras oficinas, a de Elizeu Martins deve ficar pronta em janeiro. Redenção do Gurguéia e Parnaguá, as obras estão em andamento”, diz.

Segundo o secretário, muitas dessas cidades não tinham um espaço de cultura e agora contam com um lugar que pode receber oficinas e também apresentações artísticas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES