Davi Alcolumbre confirma sabatina de Zanin para esta quarta-feira (20)

Cristiano Zanin foi nome indicado pelo presidente Lula para a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski.

Cristiano Zanin será sabatinado nesta quarta-feira (20) | TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sabatina do advogado Cristiano Zanin, indicado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), acontecerá nesta quarta-feira (21), às 10h, de acordo com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (União-AP) à Agência Senado. Zanin foi nome indicado pelo presidente Lula para ocupar a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski.

A plenária de votação deve ocorrer no mesmo dia, segundo o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O voto é secreto, e o advogado precisa de maioria para se juntar aos outros ministros do Supremo. 

Na última quinta-feira (15), o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), responsável pela relatoria da indicação, leu na CCJ seu parecer, três dias após o envio da mensagem presidencial ao Senado. O texto apresenta o currículo do advogado, faz menções elogiosas à experiência adquirida e não levanta obstáculos para a aprovação do nome.

Para Veneziano Vital do Rêgo, o integrante do Poder Judiciário "deve sempre lembrar de ter e manter equilíbrio, senso de justiça, independência e imparcialidade".

"Quem julga deve reconhecer os limites que suas decisões podem alcançar, ou seja, não se permitir aos extrapolamentos que, às vezes, se mostrem irresistíveis e que fazem periclitar as bases firmes nas quais fincam-se as instituições democráticas. Julgar é, portanto, estar desassombrado ante a quaisquer investidas insurgentes e perturbadoras originadas dos que descomprometidos estejam com a solidez dos postulados republicanos", afirmou.

Neste tipo de proposição, o relator se limita a analisar se a mensagem presidencial atende a critérios objetivos definidos pela Constituição, não se manifestando a favor ou contra a indicação da autoridade. No caso dos ministros do STF, a Carta Magna exige mais de 35 anos e menos de 70 anos de idade, notável saber jurídico e reputação ilibada.

O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), demonstrou confiança na aprovação do nome de Cristiano Zanin pelo Plenário do Senado. Para passar, a mensagem depende de maioria absoluta em votação secreta. Até a semana passada, 41 dos 81 senadores em exercíco afirmaram ser favoráveis à ocupação pelo advogado em uma das cadeiras jurídicas, número esse que já é suficiente para a aprovação da indicação de Lula. "Esperamos na semana que vem aprovar o nome de Cristiano Zanin com o voto de pelo menos 60 colegas senadores", disse Randolfe à Agência Senado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES