Indicado de Lula colhe maioria do Senado e tem sabatina com data marcada

Zanin tem opoio tanto da base governista como também de partidos de oposição

Senado não levanta obstáculos para a aprovação de Zanin ao Supremo | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o advogado Cristiano Zanin já colhe uma ampla quantidade de apoio parlamentar para sua integração ao Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 81 senadores em exercício, 41 afirmaram ser favoráveis à ocupação pelo advogado em uma das cadeiras jurídicas, número esse que já é suficiente para a aprovação da indicação de Lula.

Zanin será sabatinado pelos senadores na próxima quarta-feira (21/06), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A plenária de votação deve ocorrer no mesmo dia, segundo o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O voto é secreto, e o advogado precisa de maioria para se juntar aos outros ministros do Supremo.

Leia Mais

31 senadores preferiram não expor se são a favor ou contra a indicação do Planalto, e oito garantiram ser contrários.

A maioria dos parlamentares que se mostraram favoráveis foi constituída com apoio unânime da bancada do PT (oito votos), e de outros partidos do ‘Centrão’ que dão suporte político ao governo - como o MDB (nove votos) e PSD (11 votos). Na linha opositora, Carlos Portinho (PL-SP), Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Plínio Valério (PSDB-AM), e mais dois parlamentares do PP, incluindo o ex-ministro Ciro Nogueira (PI), declararam apoio a Cristiano Zanin. Além deles, o indicado do Executivo também colheu votos favoráveis do PSB (três votos), União Brasil (dois votos) e Rede Sustentabilidade (um voto).

Com os andaimes e articulações ao longo da semana, alguns senadores começaram a rever seu posicionamento opositor ao nome; dentre eles, a bolsonarista e ex-ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos-DF). No PL, partido hospedeiro do ex-presidente Jair Bolsonaro, cada um dos 12 senadores eleitos teve a permissão de votar de acordo com sua vontade, sem necessariamente obedecer a ideologia, que é contrária a todas as propostas e indicações oriundas da esquerda.

Nas conversas com legendas devotas dos valores direitistas, Zanin chegou a tratar sobre assuntos polêmicos e que divide opiniões partidárias, como o marco temporal das terras indígenas. Na Corte, o advogado participará do julgamento acerca da questão, uma vez que seu antecessor, Ricardo Lewandowski, absteve-se de votar.

Na avaliação geral dos senadores, Zanin se saiu bem nas conversas e demonstrou ser "humilde" e aberto ao diálogo.

Nesta quinta-feira (15), o responsável pela relatoria da indicação, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), leu na CCJ seu parecer. O texto apresenta o currículo do advogado, faz menções elogiosas à experiência adquirida e não levanta obstáculos para a aprovação do nome.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES