Defesa de Torres alega “lapso de memória” para justificar senhas erradas

Segundo a decisão de Moraes desta sexta-feira (28), a Polícia Federal informou “que nenhuma das senhas fornecidas estava correta”

Barroso nega liberdade de Torres, e Moraes quer explicação sobre senha | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), intimou os advogados de Anderson Torres a prestarem esclarecimentos, em até 48h, sobre as senhas de dispositivos entregues pelo ex-ministro da Justiça no governo Jair Bolsonaro (PL).

Segundo a decisão de Moraes desta sexta-feira (28), a Polícia Federal informou "que nenhuma das senhas fornecidas estava correta, o que inviabilizou a extração dos dados armazenados no serviço" de nuvem de Torres.

De acordo com sua defesa, Torres teria sofrido um "lapso de memória", justificando o fornecimento de senhas incorretas à Polícia Federal. O ministro Alexandre de Moraes mandou que o ex-ministro da Justiça realize um exame de sanidade mental.

Torres é alvo de investigação por suposta omissão frente às ameaças dos atos. Na ocasião, ele era secretário de Segurança do Distrito Federal. O ex-secretário está preso há três meses por determinação de Moraes.

Na decisão em que manteve a prisão do ex-ministro no último dia 20, Moraes disse que o ex-ministro somente autorizou o acesso às senhas após mais de cem dias dos atos golpistas de 8 de janeiro.

"Torres suprimiu das investigações a possibilidade de acesso ao seu telefone celular, consequentemente, das trocas de mensagens realizadas no dia dos atos golpistas e nos períodos anterior e posterior e às suas mensagens eletrônicas", disse.

Ele também apontou suposta conduta omissiva de Torres na permanência do acampamento dos manifestantes no SMU (Setor Militar Urbano) e no risco gerado por ele nos atos.

Nesta sexta-feira, o ministro Luís Roberto Barroso também negou pedidos de habeas corpus feitos pela defesa do ex-ministro contra a decisão de Moraes.

Ele sustentou que o plenário do STF já reafirmou sua jurisprudência no sentido de não ser cabível habeas corpus impetrado contra decisão monocrática de ministro da corte.

A defesa de Torres alegou piora do seu quadro psíquico e risco de suicído ao pedir mais uma vez a liberdade do ex-ministro, na quarta-feira (26).

Segundo os advogados, caso ele não seja solto, "a única certeza que se tem é que seu estado mental tenderá a piorar". Também argumentou que a sua prisão preventiva é ilegal pelo seu período de duração.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES