Deputada Lucy Soares anuncia escola bilíngue no Piauí

A escola é uma instituição de ensino básico voltada para alunos surdos.

Lucy Soares | Thiago Amaral/Alepi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de participar de audiência pública com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, a deputada Lucy Soares (PP) anunciou que o Piauí vai ganhar uma escola na modalidade bilíngue destinada a atender o público surdo.

Segundo a deputada, por ter se tratado de uma conversa preliminar, ainda serão repassadas informações acerca dos recursos destinados para a implantação da instituição e sobre o prazo para o início das atividades. “Foi a primeira conversa que tivemos sobre o tema. Ficou decidido que o Piauí ganhará uma escola bilíngue e, em breve, seremos informados sobre prazos e recursos envolvidos”, explica.

A escola é uma instituição de ensino básico voltada para alunos surdos. Nesse tipo de escola, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é tratada como primeira língua e o português escrito é trabalhado como a segunda.

Deputada Lucy Soares diz que escola será benéfica para estudantes (Thiago Amaral)

A professora de Libras Marcela Queiroz, que é surda, acredita que a implantação de uma escola bilíngue será benéfica para os estudantes. “Essas crianças precisam de uma escola dessa modalidade para que haja um melhor aprendizado e desenvolvimento. Além disso, elas poderão interagir com outras crianças surdas”, expõe.

A deputada avalia que a conquista atende um anseio antigo da comunidade surda. “Durante essa audiência, tratamos da causa dos surdos e da necessidade de uma escola bilíngue. Essa é uma demanda importante para a comunidade dos surdos. Senti-me empoderada por ter ido pela primeira vez ao Ministério e retornar com essa boa notícia para o Piauí”, comemora.

A professora de Libras e tradutora Kelly Lemos relata que a comunidade surda constantemente se mobiliza para conquistar melhorias para a educação dessa parcela de população, como no caso da aprovação da Lei Nº 14.191/2021, que inseriu a Educação Bilíngue de Surdos na Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como uma modalidade de ensino independente. Antes da sanção da referida norma, a modalidade era considerada parte da educação especial.

Para Kelly, muitas vezes, a família e a escola regular não estão preparados para acompanhar a criança surda no que diz respeito à educação formal. “As crianças surdas precisam de uma escola bilíngue. A maioria dos pais são ouvintes e não sabem Libras. Esses pais colocam a criança para estudar em uma escola regular, que não está preparada para atender os alunos surdos”, analisa a professora, que é surda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES