Deputada propõe criar espaços de amamentação em locais publicos e privados

Nos casos em que o espaço físico da empresa ou órgão público não permita a criação de uma sala exclusiva para amamentação, a trabalhadora terá uma redução de 60 minutos.

Deputada propõe espaços de amamentação em locais publicos e privados | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A deputada federal Helena Lima (MDB/RR) apresentou, nesta quarta-feira (24), um projeto de lei que propõe a criação de espaços exclusivos para mamentação, extração de leite, armazenamento e conservação adequada do leite materno. A proposta, se aprovada, deve ser adotada tanto em prédios públicos, como também instituições privadas.

O projeto destaca que qualquer prédio público ou instituição privada com número igual ou superior a 30 mulheres, estudantes ou trabalhadoras, ou que tenham mais de 100 funcionários nos quadros, devem disponibilizar local específico para amamentação. 

Além disso, os espaços exclusivos para amamentação devem garantir o conforto e bem-estar das mães e das crianças, proporcionando privacidade, segurança, disponibilidade, conforto, higiene e fácil acesso para as atividades de amamentação, extração e conservação do leite materno. Os espaços devem estar em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em relação à sua instalação, inclusive com equipamento refrigerado adequado para armazenamento.

O PL reforça ainda os casos em que empresas ou órgãos públicos não atinjam o número de empregados ou estudantes mencionado, mas tenham ao menos uma mulher em fase de lactação. Nesse cenário, também é obrigatório garantir espaço apropriado para amamentação, extração e armazenamento do leite materno, mesmo que não seja uma instalação permanente.

Nos casos em que o espaço físico da empresa ou órgão público não permita a criação de uma sala exclusiva para amamentação, a trabalhadora terá uma redução de 60 minutos na jornada de trabalho, até que a criança complete um ano de idade.

A parlamentar justifica a sua proposição, alegando que muitas mulheres enfrentam dificuldades para amamentar e realizar a extração de leite quando estão em ambientes de trabalho ou estudo. Segundo ela, a falta de espaços adequados e privativos pode resultar em constrangimentos, desconforto e até mesmo no abandono precoce da amamentação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES