Deputado cobra explicações sobre corte do Orçamento

O deputado federal Júlio César Lima (DEM) explicou que o contingenciamento anunciado pelo Governo Federal é o maior nos últimos sete anos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em março, o Governo Federal anunciou o congelamento de R$21,8 bilhões no Orçamento de 2010. A medida não agradou a bancada em Brasília que quer esclarecimentos do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. O argumento dos parlamentares que compõem a Comissão Mista de Orçamentos Públicos e Fiscalização, é de que a estimativa de aumento na arrecadação é de 5,2%, o que não justificaria o bloqueio de recursos.

O deputado federal Júlio César Lima (DEM) explicou que o contingenciamento anunciado pelo Governo Federal é o maior nos últimos sete anos. ? Todo corte é devido a redução da arrecadação. E o governo, nos dois primeiros meses, teve uma arrecadação de 12,17% maior em relação a 2009. A receita está crescendo e os cortes acontecendo. Há um conflito de entendimentos em relação a esses cortes?, explicou, acrescentando que o ministério alegou a reestimativa de arrecadação para este ano como o principal motivo para o bloqueio orçamentário.

A redução no orçamento atinge também emendas de bancadas. Segundo o parlamentar, a Comissão de Orçamento elegeu prioridades em cada Estado, inclusive no Piauí, que estão prejudicadas por conta do contingenciamento. Ao todo, a estimativa é de que os R$400 milhões de emendas de bancadas que foram aprovadas no ano passado para serem executadas este ano, podem não ser liberados. ?Vamos reivindicar para que o Governo Federal conserve pelo menos os recursos de emenda para os Estados mais pobres, que são os Estados do Nordeste?, sugeriu.

A expectativa é de que, dentro de 30 dias, o ministro agende uma conversa com os parlamentares para apresentar as justificativas do Governo Federal para a redução dos recursos do Orçamento 2010. Júlio César explicou que ?o Piauí passa por um momento de grande estiagem, com grandes prejuízos na produção?. ?E queremos compensar a perda de receita, com a prodição de grãos com investimentos para melhoria da infraestrutura, principalmente estradas, como as Brs 222, 020 e 235. Além das obras de infraestrutura turística em vários municípios como Floriano e Teresina?, enumerou. ?São ações necessárias para promover o desenvolvimento do Estado?, conclui.(M.M)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES