Deputado desmente general Augusto Heleno sobre esquema golpista com Mauro Cid

Rogério Correia refutou o ex-ministro sobre o envolvimento de Cid em reuniões oficiais sigilosas

General Augusto Heleno - ex-ministro do GSI | ALEDF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (26), durante a sessão da CPMI do 8 de janeiro, ocorreu um acalorado debate entre o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) e o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, sobre a participação do ex-ajudante de ordens, ex-tenente-coronel Mauro Cid, em reuniões do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com as Forças Armadas.

No início da sessão, enquanto respondia às perguntas da relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), Heleno afirmou que Cid não participava das reuniões com os comandantes das Forças Armadas. Essa declaração ocorreu após Cid ter afirmado, em delação premiada à Polícia Federal (PF), que Bolsonaro discutiu um plano de golpe de Estado com os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica para permanecer no poder após a derrota nas eleições de 2022.

Leia Mais

Heleno negou ter conhecimento sobre a reunião delatada por Cid e afirmou que o ex-ajudante de ordens não tinha participação nas reuniões dos comandantes das Forças Armadas, classificando a acusação como "fantasia".

O deputado Rogério Correia entrou no debate cerca de uma hora e meia após as primeiras declarações, quando exibiu uma foto que mostrava Heleno e Mauro Cid durante uma reunião de Bolsonaro com os comandantes das Forças Armadas em fevereiro de 2019. Correia argumentou que Cid estava presente na reunião e ouvia tudo, contrariando a afirmação de Heleno.

Imagem mostrada para refutar Augusto Heleno | Foto: Marcos Corrêa/PRHeleno reagiu afirmando que Correia estava "faltando com a verdade" e que a imagem não comprova que o ex-tenente-coronel participava das reuniões como um dos tomadores de decisões. Ele insistiu que Mauro Cid estava presente apenas como ajudante de ordens do presidente.

O presidente da CPMI do 8 de janeiro, deputado Arthur Maia (União-BA), também interveio na discussão, explicando que, assim como os assessores presentes na sessão, o ex-assessor de ordens estava na reunião, mas não ocupava o mesmo status que os ministros e o presidente, portanto, sua presença não implicava participação ativa nas decisões.

Essa troca de argumentos ocorreu em meio às investigações sobre as acusações de Mauro Cid e ressaltou as tensões em torno do tema das reuniões e das alegações de golpe de Estado no Brasil.

Para mais informação, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES