Áudios revelam que general Augusto Heleno tramava golpe contra Lula

Uma análise acadêmica de veracidade aponta que o general Heleno é autor de 87% do que foi dito e compartilhado entre bolsonaristas

Jair Bolsonaro e Augusto Heleno | Sérgio Lima/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após quase um ano dos acontecimentos em que integrantes das Forças Armadas supostamente ligados ao governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL) ameaçaram romper com a democracia no Brasil e instituir um regime autoritário, a imprensa recebeu um laudo técnico elaborado por acadêmicos da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade de São Paulo (USP) que aponta o general da reserva Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), como o autor de áudios ameaçadores e golpistas que circularam nas redes bolsonaristas durante esse período.

Esses áudios, que propagavam informações falsas e ameaçavam a ordem democrática no país, surgiram nos dias que antecederam o segundo turno da eleição presidencial, quando já era evidente, segundo pesquisas, que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria a disputa final. Augusto Heleno, uma figura destacada do círculo próximo de Bolsonaro, teria alardeado a possibilidade de um golpe que impediria a posse de Lula.

Leia Mais

O laudo técnico foi assinado por Mario Alexandre Gazziro, professor adjunto de Engenharia da Informação da UFABC e pesquisador visitante na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Gazziro explicou que o método pericial utilizado foi um dos mais avançados disponíveis atualmente, incluindo técnicas de inteligência artificial para identificar pontos que comprovam a autoria das mensagens de voz. Alunos de extensão das duas universidades, do grupo Ganesh da USP e Greenteam da UFABC, participaram da análise dos dados com Gazziro.

O método pericial consiste em duas etapas: na primeira, são extraídas características dos áudios, transformando os sons da voz da pessoa em um mapa gráfico. Na segunda etapa, esse mapa é comparado com os áudios em investigação, usando análise de vizinhança com a ajuda da inteligência artificial. Foram utilizadas muitas gravações oficiais do general Heleno, disponíveis em canais governamentais, para garantir a precisão da análise e evitar a possibilidade de edições nos áudios em questão. A análise concluiu que 87% das amostras apontavam para a autoria de Heleno, um resultado considerado bastante alto em termos de reconhecimento de padrão.

Os áudios em questão envolvem afirmações falsas e retórica golpista, incluindo ameaças diretas à ordem democrática e a posse de Lula como presidente eleito. Com essas conclusões periciais, fica evidente que a tecnologia atual torna cada vez mais difícil a dissimulação de identidade e autoria em mensagens propagadas, o que pode ser valioso em processos judiciais que envolvam a disseminação de informações falsas e ameaças à ordem democrática.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES