Deputado Dr. Hélio propõe a criação do cartão digital de vacinação

O software utilizado deverá ser compatível com os usados pelo Ministério da Saúde e disponibilizados de forma eletrônica e via internet

Deputado Dr. Hélio propõe a criação do cartão digital de vacinação | Alepi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PL) apresentou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa criando o cartão digital de vacinação. Segundo ele, os dados referentes à imunização, em conjunto com os procedimentos utilizados atualmente, deverão ser salvos eletronicamente em um banco de dados com acesso em todos os postos de saúde públicos e privados no Piauí.

Os dados deverão conter o local da aplicação da vacina, o lote de fabricação com o respectivo fabricante, além da data do procedimento, de acordo com o regulamento da Secretaria Estadual de Saúde.

O software utilizado deverá ser compatível com os usados pelo Ministério da Saúde e disponibilizados de forma eletrônica e via internet, inclusive com acesso pelo smartphone.

Deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PL) - Foto: Alepi“Este projeto tem a finalidade de solucionar vários problemas causados pela forma pouco eficaz do atual cartão de vacinação utilizado, pois contém informações muito importantes que precisam ser guardadas por toda a vida. Mas, o mau uso e o armazenamento inadequado do cartão podem destruir essas informações. Também existe o desgaste, a danificação e a perda, o que pode acarretar mudanças significativas pela ação do tempo e do material usado, que é pouco resistente”, ressalta Dr. Hélio.

O autor da proposição acrescenta que outras intercorrências podem acontecer, como a perda de documentos na mudança de endereço para outro município ou mesmos os dados ilegíveis no cartão de vacina em papel pela ação do tempo. Tudo isso poderá ser evitado se as informações forem salvas em um banco de dados eletrônico, com o controle das vacinas dispostos a todos os envolvidos no setor de saúde.

“Na área da saúde quanto mais informações salvas em formato digital maior será a probabilidade de melhorias na atenção básica. As grandes endemias constituem hoje um dos maiores desafios da saúde pública, uma vez que atingem principalmente as pessoas menos favorecidas”, encerrou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES