Exclusivo Deputado quer assegurar vagas de estacionamento a doadores de sangue

Segundo o projeto, fica estabelecido que os locais que disponham de mais de 100 vagas de estacionamento deverão reservar, no mínimo, 2%.

Deputado quer assegurar vagas de estacionamento a doadores de sangue | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Além de propor a reserva de vagas de estacionamento para pessoas doadoras regulares de sangue em shoppings centers, estabelecimentos públicos e privados, o deputado federal Pompeo de Mattos, do PDT do Rio Grande do Sul, busca com seu Projeto de Lei proporcionar um reconhecimento especial e incentivar a prática da doação de sangue.

Segundo o projeto, fica estabelecido que os locais que disponham de mais de 100 vagas de estacionamento deverão reservar, no mínimo, 2% dessas vagas para os doadores de sangue.  Caso aprovada, a lei terá aplicação em todo o território nacional, beneficiando os doadores em diversas regiões do país.  

O projeto, apresentado com entusiasmo na última quarta-feira (07), visa promover a conscientização sobre a importância da doação de sangue e reconhecer o papel fundamental dos doadores regulares. Ao reservar vagas de estacionamento para esses indivíduos em locais de grande circulação, como shoppings centers, o deputado pretende facilitar o acesso e a comodidade dessas pessoas, incentivando-as a continuarem doando sangue regularmente.

Com uma política unificada em todo o país, seria possível estabelecer diretrizes claras para a implementação da reserva de vagas de estacionamento, garantindo que os benefícios sejam estendidos a todos os doadores regulares, independentemente de sua localização geográfica. Dessa forma, a medida teria um impacto positivo e inclusivo em âmbito nacional, incentivando a doação de sangue e facilitando a participação daqueles que já são doadores frequentes.

O deputado Pompeo de Mattos justificou seu projeto de reserva de vagas de estacionamento para doadores regulares de sangue, destacando a importância da doação voluntária no Brasil. Segundo o parlamentar, atualmente são doadas aproximadamente 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano no país, o que representa uma quantidade significativa, porém inferior aos padrões recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a OMS, o Brasil deveria alcançar a marca de 5,7 milhões de bolsas de sangue por ano.

Em termos percentuais, apenas 1,9% da população brasileira são doadoras de sangue, segundo dados mencionados pelo deputado. A OMS estima que se 3% da população se tornasse doadora pelo menos uma vez por ano, não haveria falta de sangue nos serviços de hemoterapia. Esses números ressaltam a importância de estimular a doação regular de sangue no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES