Deputado que disse merecer prisão recua e pede a Moraes para não ser preso

Em manifestação protocolada na noite da última sexta-feira (9), os advogados do deputado estadual Amauri Ribeiro, do partido União Brasil-GO, afirmam que suas palavras foram retiradas de contexto

Deputado que disse merecer prisão recua pede a Moraes para não ser preso | Redes sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado estadual Amauri Ribeiro, do partido União Brasil-GO, se dirigiu ao Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando que ele negue qualquer "eventual pedido de prisão" que possa ser feito contra si. O parlamentar reagiu a uma nota do colunista Lauro Jardim, que informava que a Polícia Federal (PF) planejava pedir a sua prisão devido à sua admissão de ter ajudado manifestantes golpistas.

Em manifestação protocolada na noite da última sexta-feira (9), os advogados de Ribeiro afirmam que suas palavras foram retiradas de contexto e que ele ajudou apenas "os mais necessitados" que estavam acampados em frente a um quartel do Exército em Goiânia. Além disso, Ribeiro destacou que considera "criminosos" aqueles que participaram dos atos golpistas em 8 de janeiro.

Na petição, a defesa também argumenta que a Constituição de Goiás determina que deputados só podem ser presos "em flagrante de crime inafiançável" e que a prisão deverá ser confirmada pela Assembleia Legislativa em até 24 horas.

A equipe de advogados liderada pelo ex-senador Demóstenes Torres afirma: "Dada a apresentação dessas explicações, solicitamos a rejeição de qualquer eventual pedido de prisão preventiva contra o requerente, uma vez que tal medida é inadequada e desnecessária."

Leia Mais

Durante um discurso na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) na terça-feira, Ribeiro declarou que ele também "deveria estar preso" por ter ajudado no acampamento em questão.

"A prisão do coronel Franco é um insulto a cada cidadão honesto deste estado. Ele foi preso sem motivo algum, sem ter feito nada. Eu também deveria estar preso. Eu ajudei a financiar aqueles que estavam lá. Podem me prender, eu sou um criminoso, eu sou um terrorista, eu sou um canalha, aos olhos de vocês. Eu ajudei. Eu forneço comida, água, dinheiro. Eu acampei lá e também estive na porta. Porque sou patriota."

Essa declaração foi feita em defesa da libertação do coronel Benito Franco, preso pela PF em abril durante uma das fases da Operação Lesa Pátria, que investiga os atos golpistas. Franco foi solto na quinta-feira, dois dias após o discurso de Ribeiro.

Após a repercussão negativa, Ribeiro afirmou que suas palavras foram distorcidas e que os acampamentos apoiados por ele haviam terminado antes de 31 de dezembro, sem qualquer relação com os ataques à Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES