Exclusivo Deputado quer distribuição de medicamentos de hormonioterapia de travestis

Se aprovada, a medida deve assegurar que mdicamentos sejam disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

Deputado quer distribuição de medicamentos de hormonioterapia de travestis | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Fernando Mineiro (PT/RN) apresentou, nesta quarta-feira (28) um Projeto de Lei que sugere a adoção de medidas ao Ministério da Saúde para a inclusão de medicamentos necessários ao processo de hormonioterapia de pessoas travestis e transexuais na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME).

Se aprovada, a medida deve assegurar que mdicamentos sejam  disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Na apresentação do projeto, o parlamentar lembra ainda que desde 2013 o processo transexualizador se encontra regulamentado no âmbito do Sistema Único de Saúde, com previsão de procedimentos nas modalidades ambulatorial e hospitalar.                                    

Além dessa regulamentação tem-se a existência de outras normativas que disciplinam o processo transexualizador em nosso país. No entanto, ainda existem barreiras legais que impedem a devida prestação da hormonioterapia às pessoas travestis e transexuais.

Ainda de acordo com Fernando Mineiro, a suspensão de hormônios para travestis ou transexuais pode levar a uma série de problemas de saúde, variando de pessoa para pessoa, podendo- se destacar, entre outros: mudanças de humor e depressão; perda óssea acelerada; aumento do risco de doenças cardiovasculares e mudanças físicas reversas.

As interrupções do uso dos hormônios causam prejuízos não apenas ao processo transexualizador, mas à saúde em geral dos(as) usuários(as), não sendo admissível que as pessoas travestis e transexuais fiquem à mercê de políticas públicas locais ou temporárias, sem ter o devido acesso à saúde integral assegurada pelo Sistema Único de Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES