Deputado quer que empreendedorismo entre no currículo das escolas no Brasil

No texto, que visa a inserção do tema nas escolas brasileiras, o parlamentar argumenta que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresenta finalidades que constam dentro da preparação.

Deputado quer que empreendedorismo entre no currículo das escolas no Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado Amaro Rocha Nascimento Neto (Republicanos-ES) apresentou, nesta segunda-feira (08) um indicativo de projeto de lei que propõe a inclusão, por meio do Ministério da Educação, de um tema específico voltado ao empreendedorismo no currículo das escolas brasileiras de nível básico até o nível superior.

No texto, que visa a inserção do tema nas escolas brasileiras, o parlamentar argumenta que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresenta finalidades que constam dentro da preparação básica para o trabalho e a cidadania, além da sugestão de que escola proporcione ao aluno “uma cultura favorável ao desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores que promovam o empreendedorismo".

Amaro Neto justifica ainda o projeto destacando a Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. A resolução estabelece o empreendedorismo como um dos eixos estruturantes em torno dos quais devem se organizar os itinerários formativos orientados para o aprofundamento e ampliação das aprendizagens em áreas do conhecimento. 

O deputado defende ainda que o tema do empreendedorismo potencializa habilidades nas crianças e adolescentes, além de colabora para o aumento de autoestima. "Acreditamos, porém, que, dada a importância do desenvolvimento das habilidades para o empreendedorismo e o impacto que elas podem ter na vida pessoal e profissional do estudante, desde o desenvolvimento de habilidades de liderança, resolução de problemas, tomada de decisão e criação de soluções inovadoras até o empoderamento pessoal e consequente aumento da autoestima e autovalorização".

Deputado quer aumentar pena para quem invadir propriedade particular

Já o deputado federal Neto Carletto (PP/BA) apresentou nesta quarta-feira (03), um projeto de lei em que propõe aumentar a pena para quem cometer o crime de "esbulho possessório", que é caracterizado pelo ato de invadir, com violência ou grave ameaça uma propriedade particular. Atualmente, no Código Penal, o crime tem pena de detenção de um a seis meses e multa. A proposta de Carletto é aumentar o tempo de detenção para quatro a oito anos, e multa, além da pena correspondente à violência.

Na justificativa, o parlamentar alegou que a a tual pena é muito branda diante de uma infração tão grave. " É uma conduta que desrespeita a propriedade privada, muitas vezes produtiva, trazendo terror ao campo e gerando a sensação de impunidade para os invasores", pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES