Deputados comemoram lei que dispensa aval do cônjuge para laqueadura

Legislação foi sancionada em setembro, mas entra em vigor nesse domingo (5)

Deputada Simone Pereira e o deputado Fábio Novo | Thiago Amaral
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os deputados da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) comemoraram na sessão plenária desta quinta-feira (2) a entrada em vigor de legislação federal que dá mais poder às mulheres para a realização de laqueaduras. Dr. Hélio (MDB), Simone Pereira (MDB), Dr. Thales Coelho (Progressistas) e Dr. Felipe Sampaio (MDB) manifestaram que é um avanço que a sociedade brasileira alcança.

Em sua fala, Dr. Hélio pontuou que a nova lei se adequa aos problemas cotidianos vividos tanto por mulheres quanto pelos médicos. “São métodos importantes que são muito frequentes na nossa sociedade e [quero] parabenizar esse avanço porque é uma realidade e a gente não pode brigar contra os fatos. É fato que nós temos na sociedade piauiense e brasileira gestações muito precoces”, destacou o médico, pontuando a redução da idade mínima para a realização da laqueadura.

Legislação garante mais segurança jurídica para os médicos (Thiago Amaral)O parlamentar também citou que a legislação garante mais segurança jurídica para os médicos realizarem o procedimento pela retirada da necessidade de aval do cônjuge e pela permissão de a laqueadura ser realizada logo após o parto. Esses pontos também foram celebrados por Dr. Thales Coelho.

Para Dr. Felipe Sampaio, a entrada em vigor da lei é motivo de felicidade. “Essa lei, muito importante, vai dar autonomia para as mulheres poderem administrar da forma correta o seu desejo de ter, ou não, um filho”, celebrou o parlamentar.

Além de comentar a importância da nova legislação federal, Simone Pereira relatou a visita à maternidade que o Governo do Estado está construindo em Teresina. Ela mostrou-se satisfeita com o avanço da obra, mas preocupada com as instalações que serão utilizadas pelo Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS). A parlamentar soube que o acesso ao serviço será feito pela recepção geral e acredita que isso pode gerar constrangimentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES