Dilma tem nova denúncia contra Bolsonaro negada pela Justiça; saiba qual

A ex-presidente protocolou uma queixa-crime referente a um vídeo publicado em 2019, em que o ex-presidente a chama de 'cafetina'

Jair Bolsonaro (PL) e Dilma Rousseff (PT) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última segunda-feira (09), a 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal rejeitou um recurso apresentado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) para instaurar uma queixa-crime contra o também ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, foi determinado que a petista assuma os custos processuais do ex-mandatário. O caso refere-se a um vídeo publicado em 2019, no qual Bolsonaro, então deputado federal em 2014, comparou Dilma a uma "cafetina".

No vídeo, Bolsonaro declarou: "Comparo a Comissão da Verdade, essa que está aí, como aquela cafetina, que ao querer escrever a sua biografia, escolheu sete prostitutas. E o relatório final das prostitutas era de que a cafetina deveria ser canonizada. Essa é a Comissão da Verdade de Dilma Rousseff".

Leia Mais

Diante dessa situação, Dilma apresentou uma queixa-crime por injúria, inicialmente protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF). Após o término do mandato de Bolsonaro e da perda do foro privilegiado, o processo foi remetido para o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) pelo ministro Luiz Fux.

Em abril, o tribunal rejeitou a queixa-crime, marcando o primeiro revés de Dilma. Nesta semana, um recurso apresentado por ela foi novamente negado. Além da rejeição, Dilma terá que cobrir os honorários advocatícios de Bolsonaro, fixados em R$ 800.

A juíza Giselle Rocha Raposo, responsável pela decisão mais recente, insinuou que não houve um crime de injúria, mas sim uma "emissão de conceitos negativos sobre a vítima". Ela alegou que faltavam "elementos mínimos" que indicassem a ocorrência do crime.

"No caso dos autos, de acordo com o que se verifica da inicial acusatória, é que o querelado expressou indignação quanto à Comissão da Verdade da querelante. Não se vislumbra, por consequência, a vontade de atacar a honra objetiva da querelante, mas apenas indignação quanto a fatos reputados, pelo querelado, como irregulares", afirmou a magistrada em trecho da decisão.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES