PF mira em relato de Cid sobre participação de Bolsonaro em minuta golpista

A defesa de Bolsonaro foi contatada, mas optou por não fazer comentários devido à falta de acesso ao material.

Mauro Cid era assessor direto do ex-presidente da República | Allan Santos/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Investigação em curso pela Polícia Federal focaliza no relato prestado por Mauro Cid, ex-assistente da Presidência, acerca da alegada intervenção de Jair Bolsonaro (PL) na elaboração de um decreto considerado golpista. Segundo depoimento do tenente-coronel, o ex-presidente solicitou alterações em um esboço de documento que propunha prisões de autoridades e a convocação de novas eleições após o pleito de 2022

Esse testemunho resultou em um acordo de colaboração premiada com a PF, que foi homologado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os detalhes compartilhados estão sendo minuciosamente averiguados pelos investigadores. A defesa de Bolsonaro foi contatada, mas optou por não fazer comentários devido à falta de acesso ao material.

Leia Mais

Conforme informações de três fontes familiarizadas com o conteúdo do depoimento, Cid revelou à PF que Bolsonaro recebeu de Filipe Martins, ex-assessor da Presidência, um esboço de decreto golpista, detalhando alegadas interferências do Poder Judiciário no Executivo e sugerindo a adoção de medidas antidemocráticas. O rascunho proposto incluía a convocação de novas eleições e a prisão de várias autoridades, sem especificar os executores dessa ação, conforme relatado pelo militar. 

Posteriormente, Bolsonaro solicitou modificações no texto, mantendo a convocação de novas eleições, mas restringindo a prisão apenas a Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As demais autoridades listadas no decreto foram excluídas. O ex-assistente da Presidência afirmou aos investigadores que tomou conhecimento do rascunho do documento quando Filipe Martins lhe apresentou uma versão impressa e em formato digital para que as mudanças solicitadas pelo ex-presidente fossem implementadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES