Dino alerta ao governo do DF sobre convocação para novo ato golpista no 7/9

O ministro da Justiça enviou 10 vídeos gravados por extremistas chamando os seguidores de Bolsonaro para participar do ato golpista

Flávio Dino, ministro da Justiça | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino (PSB-MA), comunicou oficialmente o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, por meio de 10 vídeos, acerca das potenciais manifestações programadas para o feriado de 7 de setembro na capital brasileira.

Um dos vídeos compartilhados por Dino apresenta o pastor Silas Malafaia criticando as prisões de indivíduos envolvidos nos ataques golpistas ocorridos em 8 de janeiro. Malafaia também faz menção ao tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e se refere ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, como "ditador de toga".

Leia Mais

"7 de setembro de 2023 será gigantesco", diz Malafaia | Foto: Reprodução

Outro vídeo enviado aborda seguidores de Bolsonaro colando adesivos com a frase "fora, Lula" em veículos e convocando para um "buzinaço" em apoio às manifestações contrárias ao presidente da República.

Um terceiro vídeo, também compartilhado pelo ministro da Justiça com o GDF, apresenta o testemunho de uma mulher que alega ter sido presa durante a invasão e vandalismo do 8 de janeiro. Ela narra condições precárias de detenção e a “falta de clareza” sobre os motivos de sua prisão.

Para garantir a segurança e ordem durante o feriado de comemoração da Independência do Brasil à monarquia portuguesa, a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), estabeleceu um Gabinete de Mobilização Institucional. Este gabinete será responsável pelo planejamento e implementação de medidas de segurança em resposta ao alerta de Dino.

O grupo de trabalho, criado em coordenação com órgãos federais como o MJSP, a Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), visa preparar-se adequadamente para as possíveis manifestações previstas para o 7 de setembro na capital do país. A Secretaria de Segurança Pública liderará o grupo técnico-operacional, que terá como objetivo garantir a segurança e tranquilidade pública durante o evento.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES