Disputa pela sucessão de Lira na Câmara é antecipada e tem possíveis nomes

Antecipando a sucessão de Lira na Câmara, deputados da base entram na disputa.

Arthur Lira é presidente da Câmara para o biênio 2023-2024 | Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A desconfiança do Palácio do Planalto com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) está movimentando os bastidores da Casa Legislativa pela sucessão do comando no Poder Legislativo a pouco mais de um ano e meio da eleição - que deve ocorrer só em 2025. Lira não pode concorrer a um novo mandato, afinal, foi reconduzido ao cargo de presidente da Casa para mais um mandato, referente ao biênio 2023-2024. 

O clima interno na Câmara tem levado os parlamentares a se mobilizarem em busca do novo nome para a presidência e há pelo menos quatro na lista, segundo O Globo, dos quais, dois nomes já despontam como favoritos ao cargo: o do deputado Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil, e o de Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos. Ao mesmo tempo, parlamentares de partidos da base tentam conquistar o apoio do governo para entrar na disputa, o que impacta na dificuldade do Executivo em formar uma defesa sólida no Parlamento.

Um dos interessados em ter a validação de Lula na corrida à presidência da Câmara é o atual líder do PSD, Antonio Brito (BA). De acordo com O Globo, a bancada do partido se reuniu com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na última terça-feira (13), oportunidade em que o PSD pediu empenho do governo para eleger Brito em 2025. A campanha é endossada por Gilberto Kassab, presidente da legenda, conhecido por transitar bem entre as diferentes forças políticas do país.

"Fico contente com esse reconhecimento e tenho a compreensão que a eleição acontecerá no momento certo", afirmou Brito ao GLOBO, admitindo a candidatura.

Além de Marcos Pereira, o deputado Isnaldo Bulhões (AL), líder do MDB, é citado pelo deputado do PSD como um concorrente interno dentro do seu bloco partidário. O emedebista, aliado do senador Renan Calheiros (MDB-AL), desconversa sobre a intenção de concorrer e afirma que o assunto ainda "não está na ordem do dia". Apesar da distância da eleição da Mesa Diretora da Casa, a promessa eventual de apoio do Planalto é vista como um trunfo para garantir a fidelidade dos partidos que o pleiteiam.

Dentro do PSD, defensores da candidatura de alguém do partido apostam que Brito teria uma melhor interlocução com o governo, diferentemente de Elmar e Pereira, e que, por isso, poderia ser um nome mais confiável que os demais, por já fazer parte da base aliada. 

PT fora da disputa

O PT, segunda maior bancada, provavelmente abrirá mão de lançar um candidato à presidência da Câmara dos Deputados em troca de um nome de consenso, seguindo o exemplo da reeleição de Lira no início do ano. A intenção é unir partidos aliados ao governo e de oposição em um mesmo bloco, sem que sejam bolsonaristas ou oposição declarada. 

"Teremos de conversar com o bloco que elegeu o Lira. Todos os grandes partidos têm direito a reivindicar a presidência (da Câmara). Só não pode ser bolsonarista e nem oposição", disse o deputado Jilmar Tatto (PT-SP).

Outros parlamentares também estão evitando se colocar como candidatos neste momento, mas estão intensificando a campanha nos bastidores. A eleição para o comando da Casa está sendo antecipada e a interação entre Lula e Arthur Lira divide o PT e o governo. Elmar e Pereira, que já buscaram apoio de Rodrigo Maia em 2019, enfrentaram desafios e mudanças partidárias. Lira, considerado o principal cabo eleitoral, mantém mistério sobre seu candidato e afirma que a definição só ocorrerá em 2025.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES