Cientista político projeta vitória de Lula e detalha erros nas pesquisas

De acordo com Alberto Carlos Almeida, a distância entre Lula e Bolsonaro não reduziu, ela se mantém as mesma, entre 4 e 5 pontos.

Cientista em entrevista no Agora | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O renomado cientista político Alberto Carlos Almeida concedeu entrevista nesta sexta-feira, 21 de outubro, no Jornal Agora. Na ocasião, ele reafirmou a projeção de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o vitorioso do pleito do próximo dia 30 de outubro. De acordo com o analista, as pesquisas de intenção de voto erraram no primeiro turno ao não captar o voto bolsonarista; e agora, erraram no início do segundo turno ao trazer uma vantagem de 10/8 pontos percentuais para Lula. Assim, Alberto Carlos Almeida destrincha que a diferença entre os dois sempre esteve em torno de 4/5 pontos, e que somente os levantamentos estão realizando essa correção.

"Elas erraram realmente, essa coisa que é um filme, nós vimos um filme antes do primeiro turno; o filme vem lá atrás, do ano passado. As pesquisas acertaram uma coisa e erraram em outra, ambas são importantes, o que elas acertaram? Acertaram na liderança de Lula e o segundo lugar de Bolsonaro; e acertaram outra coisa nessa liderança: uma grande estabilidade, não houve mudança abrupta da liderança de Lula, nem Lula subiu muito, nem caiu muito; e Bolsonaro no ano passado, durante o ano passado até dezembro piorou um pouco, de dezembro a março melhorou e ficou estável de março até o primeiro turno, então essa história as pesquisas contam corretamente, as principais certamente. Qual é a parte errada da história? A diferença em que estava Lula de Bolsonaro",  afirmou. 

Leia Mais

Alberto Carlos Almeida em entrevista na Rede Meio Norte

Alberto Carlos Almeida sinalizou que compilou todas as pesquisas de março até o primeiro turno das eleições, detalhando que elas enfrentaram um problema metodológico. Em tal âmbito, o cientista político sinaliza a correção que tem sido feita pelos institutos, frisando que a distância entre Lula e Bolsonaro não caiu, ela sempre esteve margem de 4 a 5 pontos percentuais.

"Eu compilei todas as pesquisas públicas e vi que de março até o primeiro turno apontavam uma vantagem média de Lula para Bolsonaro de dez pontos percentuais, e nas urnas foram cinco. Então as pesquisas foram incapazes de medir corretamente a intenção de voto de Bolsonaro, isso foi um fato no primeiro turno, não há o que dizer, quem argumentar para dizer que as pesquisas não erraram fala que o eleitor mudou de voto na última hora: não, ele não mudou de voto; houve um problema metodológico nas principais pesquisas que elas inflaram, que não conseguiram chegar ao eleitor do Bolsonaro; e chegaram mais no eleitor de Simone Tebet e de Ciro Gomes; isso foi o erro, e isso foi um erro no primeiro turno. E eu já detectei o erro do segundo turno; várias pesquisas começaram inteiramente erradas, dando de Lula para Bolsonaro uma vantagem de 10 pontos percentuais, 8 pontos percentuais, isso também nunca aconteceu, tanto é que elas corrigiram agora; agora essas mesmas pesquisas tão dizendo que a vantagem é de 5/4 pontos, e todo mundo acha que Bolsonaro se aproximou de Lula, não, não se aproximou, desde que acabou o primeiro turno a distância de Lula para Bolsonaro é a mesma, e ela é muito parecida com o resultado das urnas,   então as pesquisas contaram para toda a sociedade brasileira uma história errada, e agora contam uma história de que Bolsonaro se aproximou de Lula, quando não é verdade, isso se deve ao erro das primeiras pesquisas realizadas depois do primeiro turno", reverberou. 

Criminalização dos institutos de pesquisa

Questionado sobre a proposta de criminalizar os institutos de pesquisa pelos erros, o analista classificou como um absurdo, indicando, porém, que as empresas não podem ficar paradas no tempo, havendo a necessidade de uma análise científica na base de dados. 

"Criminalizar é um absurdo, não faz um menor sentido, creio que isso não vai acontecer. As empresas de pesquisa são muito defensivas em relação a isso, eu vejo gente de empresa de pesquisa dizendo que a metodologia é perfeita, isso é um absurdo também, como se você tivesse estabelecido lá atrás uma metodologia, e quando você erra não é culpa da metodologia, é do eleitor, será mesmo? Claro que não.  Quem mais acertou foram as empresas que fizeram pesquisa por telefone, e porque a pesquisa por telefone acertou mais? Nem quem fez a pesquisa sabe", afirmou. 

O cientista política crê que a tendência é de um acerto maior no segundo turno. "Agora no segundo turno a tendência das pesquisas, fazendo a ponderação correta, é acertar mais. Eu acho que o debate seria importante, o que acredito que não vai acontecer. O que ocorreu nos Estados Unidos? Você estabelece um Comitê de Especialistas, que não tenha relação com a pesquisa, você solicita o banco de dados, e realizar um estudo sério sobre o que realmente aconteceu, mas creio que infelizmente não vai acontecer.  Eu lamento (proposta da criminalização), acho a criminalização um absurdo, mas também errado que não haja uma análise científica da base de dados das pesquisas. O que não pode é você ficar congelado no tempo", sintetizou. 

Para Alberto Carlos Almeida, o ex-presidente permanece sendo o favorito, destacando que o eleitorado tem uma rigidez muito grande. - Acredito que Lula permanece sendo favorito, o eleitorado tem uma rigidez grande, a decisão mais difícil é a de primeiro turno; os candidatos do segundo turno vão ter que buscar os votos que não eram deles. Lula permanece sendo favorito -, complementou. 

Efeito de mídia 

O cientista político não acredita que aparece um fato novo que altere o resultado das eleições, como aconteceu em 2004 na Espanha. - O efeito de mídia é uma coisa que se dissipa, é um noticiário muito negativo sobre alguém, ou muito positivo, que passa um tempo e chega a estaca zero diante do noticiário. Isso aconteceu nas eleições da Espanha de 2004, aconteceu um atentado na quinta, o Partido Conversador caminhava para vencer e acabou perdendo, esse efeito de mídia se dissiparia, caso contrário não alteraria o resultado da eleição; precisa acontecer algo dessa magnitude no Brasil, o que eu acho improvável -, disse. 

Alberto Carlos Almeida sinalizou sobre os boatos que circulam na internet sobre invasões em igrejas, mas ele não vislumbra uma possibilidade disso ocorrer. - Vi gente falando que a campanha de Bolsonaro irá colocar pessoas vestidas de vermelho para invadir igrejas, eu acho que isso não vai acontecer, se tiver isso se formado, vai vazar -, comentou. 

DEBATES - O analista vê que os debates só teriam uma influência de virada, caso algum candidato tivesse um desempenho bem superior ao outro, o que ele não vê como provável no momento. - Pelas pesquisas os indecisos são da ordem de 1%. O debate da Rede Globo tende a ter muita audiência certamente no início; claro que isso pode ter influência, mas são candidatos que têm experiência de debate, que torna improvável que um vai se sair muito melhor que o outro. Para que um debate tenha influência é preciso que um candidato seja melhor em todos os blocos, o que acho improvável -, concluiu. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES