“É hora de deixar a raiva para trás e nos unirmos”, diz Joe Biden

Com a provável votação recorde deste ciclo eleitoral, Biden se tornará o presidente com maior número de votos da História americana

MN | MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O democrata Joe Biden foi eleito o 46º presidente dos Estados Unidos na tarde deste sábado (07), de acordo com projeções de diferentes veículos da imprensa americana. o ex-vice-presidente de Barack Obama e veterano da política de 77 anos, foi dado como vitorioso após assegurar sua vantagem no estado da Pensilvânia, somando 273 votos no Colégio Eleitoral, três a mais do que mínimo de 270 necessário para garantir a vitória nacional. As informações são do O Globo.

"Estou honrado pela confiança que o povo americano depositou em mim e na vice-presidente Kamala Harris. Frente a obstáculos inéditos, um número recorde de americanos votou. Provando uma vez mais que a democracia bate fundo no coração dos Estados Unidos. Com o fim da campanha, é hora de deixar a raiva e a retórica agressiva para trás e nos unirmos como uma nação. É hora de os Estados Unidos se unirem. E de curar. Nós somos os Estados Unidos da América. E não há nada que não possamos fazer, se fizermos juntos", disse Biden em nota assim que sua vitória foi dada como certa.

Foto - ERIN SCHAFF / Agência O Globo 

A campanha do presidente Donald Trump, que vem alegando falsamente a ocorrência de fraudes contra ele e  lançou uma ofensiva judicial para contestar os resultados em vários estados onde o democrata foi  vitorioso, indicou que não reconhecerá a derrota logo. 

Mais de 100 milhões de eleitores americanos votaram antes do dia oficial das eleições. Isso representa quase 73% do total de pessoas que foram às urnas em 2016. Desses, mais de 64,5 milhões das cédulas foram enviadas pelo correio.

Recorde

Com a provável votação recorde deste ciclo eleitoral, Biden se tornará o presidente com maior número de votos da História americana, mais de 74,3 milhões, 4 milhões a mais do que os 70,2 milhões obtidos por Trump, ultrapassando o correligionário Barack Obama na eleição de 2008. O número deve crescer ainda mais quando a contabilização total dos votos terminar.

A data de hoje marca o retorno de um democrata à Casa Branca desde a saída de Barack Obama, que governou o país entre 2009 e 2017, em que Biden foi vice-presidente. Casado com Jill Biden, Joe Biden nasceu em 1942 na Pensilvânia, em uma família católica. O democrata se notabilizou na política em 1972, quando, aos 29 anos, se elegeu para o Senado pelo estado de Delaware e se tornou uma das pessoas mais jovens a assumir o cargo na história dos Estados Unidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES