Eleitor pode votar em até seis candidatos neste domingo

Para votar, eleitor terá de apresentar documento oficial com foto.

Urna eletrônica. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os 138 milhões de brasileiros aptos a votar nas eleições deste domingo vão poder escolher até seis candidatos. Estão em disputa os cargos de deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal), federal, dois de senador, governador e presidente.

Para deputado é possível dar o voto apenas para o partido, sem ser necessário escolher um candidato específico. Para senador, governador e presidente, é necessário escolher o candidato. Não é possível votar no mesmo senador duas vezes. Se isso ocorrer, o segundo voto será anulado.

É possível votar somente em um candidato e anular o outro voto ou até mesmo anular os dois. Você pode levar uma "cola" com os números anotados (clique e veja como imprimir a cola do G1).

Horário

No primeiro e no segundo turno (31 de outubro), o horário de votação será das 8h às 17h, no horário local. Quem estiver na fila após o fim do prazo tem garantido o direito de votar.

O que levar

É obrigatório levar um documento oficial com foto. Serão aceitos documento de identidade (RG), identidade funcional, carteira profissional, carteira de motorista, certificado de reservista ou passaporte. Certidões de nascimento ou de casamento não são aceitas. A apresentação do título de eleitor, que seria obrigatório este ano, foi declarada desnecessária esta semana por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Quem levar só o título de eleitor não poderá votar.

Local de votação

É possível verificar seu local de votação pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informando nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Clique aqui para consultar.

Simulação na internet

O site do TSE disponibiliza uma simulação digital para que o eleitor conheça ou relembre o funcionamento de uma urna eletrônica. Mas ele não possui os dados dos candidatos reais. Clique aqui para ir à página do TSE.

Prisão

Desde terça-feira (28) até as 17h da próxima terça (5), nenhum eleitor pode ser preso ou detido, exceto em caso de flagrante, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto.

Quem é obrigado a votar

São obrigados a votar todos os homens e mulheres de nacionalidade brasileira domiciliados em território nacional, alfabetizados, maiores de 18 anos e menores de 70.

Quem não é obrigado a votar

Analfabetos, jovens que tenham entre 16 e 18 anos e maiores de 70 anos não são obrigados a votar. Portadores de deficiência física ou mental que fizerem requerimento à Justiça Eleitoral também podem ser dispensados da votação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES