Eleitores da Venezuela aprovam criação de um novo estado na Guiana

Essequibo, região maior que a Grécia e rica em hidrocarbonetos, representa 70% do território da Guiana

Eleitores da Venezuela aprovam criação de um novo estado na Guiana | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No referendo realizado no domingo (3), os venezuelanos rejeitaram a jurisdição do Tribunal Internacional de Justiça sobre a disputa territorial de longa data com a Guiana e expressaram apoio à criação de um novo estado na região de Essequibo. Conforme a autoridade eleitoral local, mais de 95% dos eleitores aprovaram as cinco perguntas apresentadas pelo governo.

A decisão do tribunal proibindo a Venezuela de tomar medidas que pudessem alterar o status quo na área foi desconsiderada pelo governo do presidente Nicolás Maduro, que avançou com um referendo "consultivo". Essequibo, uma província rica em hidrocarboneto maior que a Grécia, é reivindicada pela Venezuela desde 1841, apesar de pertencer oficialmente à Guiana.

A implementação da anexação do território venezuelano ainda não está clara. Elvis Amoroso, presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), relatou a contagem de 10.554.320 votos no referendo, excluindo os votos da prorrogação de duas horas.

O presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, expressou suspeitas em relação ao referendo, afirmando que não há motivos para temer nas próximas horas, dias e meses. A votação, inicialmente programada das 6h às 18h locais, foi prorrogada até as 20h, com 20,7 milhões de venezuelanos convocados para votar em uma população de quase 30 milhões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES